Criada em 1968 como uma carteira teórica com as principais ações da bolsa brasileira, o Ibovespa é o mais chamativo dos índices e números que rondam o mercado financeiro.
Por se tratar de uma composição baseada em empresas e em seu valor de mercado, o índice pode ser medido não apenas em pontos, mas também em relação ao lucro projetado para as empresas que o compõem.
Este número segue agora em 4,79 vezes. Na prática isso significa dizer que em 4.79 anos, as empresas que compõem o índice terão um lucro líquido equivalente ao seu valor de mercado.
O índice tem sido puxado para baixo com empresas como a Petrobras, negociando a múltiplos bastante pequenos, em boa medida pois a expectativa do mercado é que o lucro da empresa deve cair com mudanças promovidas pela nova diretoria. A Petrobras negocia hoje em 1,87 vezes seu lucro, abaixo de pares do mercado internacional como Shell e ExxonMobil, negociadas e 4,7 e 8,3 vezes respectivamente.
O valor do Ibov hoje está entre os menores da história medido pelo Preço/Lucro, bastante abaixo do início de 2021, quando o cenário foi de queda no lucro das empresas em função da pandemia. O índice negociava na época a 24 vezes o lucro.
imagem: Oceans14
O número atual também é menor do que a bolsa em 2011-2013, em meio a insegurança jurídica e incertezas na política econômica.
Em outra forma de medir o Ibov, o “ibovespa em dólar”, segue abaixo de 20 mil pontos, devendo completar em 2023 seus 15 anos abaixo da máxima em Maio de 2008.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com