Em meio às críticas de Elon Musk sobre o STF, a deputada Sâmia Bomfim do PSOL anunciou que deseja proibir a Starlink no país. A empresa de internet via satélite é amplamente usada na região da Amazônia Legal. A tecnologia se tornou o principal mercado no Brasil da Starlink.
“Acionei a Anatel por uma investigação rigorosa e, comprovados os crimes, a suspensão da licença da Starlink para operar no Brasil”, afirmou.
Desde seu lançamento na região em setembro de 2022, a Starlink se tornou a líder isolada entre os provedores de banda larga fixa por satélite na Amazônia Legal.
Desse modo, a região conta com antenas instaladas em 90% municípios da região até julho deste ano. As informações são segundo um levantamento exclusivo da BBC News Brasil.
Segundo a empresa, a missão da Starlink é levar internet para regiões de acesso mais restrito.
A defesa da deputada Sâmia Bomfim, para banir a Starlink, é de que estariam sendo usadas para a atividade de garimpo ilegal. Contudo, usuários questionam se o fato de criminosos usarem a tecnologia deveria realmente ser responsabilidade do dono da empresa, ou dos próprios criminosos.
“É evidente que a empresa do bilionário faz vistas grossas para a utilização do seu produto a serviço do crime”, acusou a deputada.
Anteriormente, o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, já havia dito que o governo brasileiro iria reavaliar todos os contratos que têm com a empresa Starlink. Esse movimento ocorre enquanto a briga entre Elon Musk e Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal de Justiça, intensifica-se.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com