O dono do maior banco de investimento da América Latina, André Esteves, do BTG Pactual, jantou na semana passada em Lisboa com grandes investidores e gestores de fundos. No entanto, apesar de ser conhecido por seu otimismo com o Brasil, Esteves deu alguns pitacos um tanto quanto negativos para o país.
Desse modo, conforme noticiado pelo O Globo, André Esteves criticou a mudança da meta fiscal do governo Lula. Além disso, disse que Lula é mais ideológico do que foi em seus dois mandatos anteriores. E que nenhum de seus auxiliares atuais o contradiz como no passado.
Portanto, enxerga a reeleição de Lula como bastante difícil, caso ele seja candidato. Esteves é o maior acionista do BTG Pactual, que por sua vez detém mais de R$ 1,6 trilhão sob gestão.
Portanto, suas falas foram bastante contrárias do “normal”, em que geralmente o empresário é bastante otimista, e costuma enxergar o Brasil pela melhor perspectiva possível. Por exemplo, durante o CEO Conference em janeiro deste ano, Esteves expressou que ainda estava otimista com o país.
Entrevistado pelo jornalista William Waack no painel de abertura do segundo dia da conferência, o dono do BTG Pactual, André Esteves, afirmou que os conflitos geopolíticos seriam bons para o Brasil.
“Todo grande deslocamento geopolítico em 500 anos, por mais que seja negativo, provoca perdedores e vencedores. A Segunda Guerra foi péssima para o mundo, mas boa para os Estados Unidos. Agora, o que estamos vivendo é ruim para o mundo, definitivamente, mas é bom para o Brasil. Que a gente aproveite”, disse.
Contudo, durante a semana passada Esteves parece que mudou de ideia. Conforme dizem na linguagem mais populista, o dono do BTG agora entende que o Lula “dilmou”.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com