Notícias
O misterioso criador do Bitcoin, conhecido pelo pseudônimo Satoshi Nakamoto, está marcado pela passagem dos 13 anos desde sua última comunicação conhecida.
Em seu e-mail de despedida, enviado a outros desenvolvedores, Satoshi expressou que estava se dedicando a novos empreendimentos, assegurando que o Bitcoin estava seguro nas mãos de Gavin Andresen e da equipe.
Naquele e-mail final, datado de 23 de abril de 2011, Nakamoto transmitiu confiança no futuro do Bitcoin, prevendo que a moeda digital alcançaria a "massa crítica" uma vez que novos usuários começassem a adotá-la.
Desde então, o criador do Bitcoin se afastou, sem nunca ter movimentado sua fortuna estimada em mais de um milhão de bitcoins, equivalente a cerca de 72,6 bilhões de dólares.
Embora haja muitas especulações sobre a verdadeira identidade de Satoshi, nenhuma foi comprovada, e dentro da comunidade de criptomoedas, há um consenso de que saber quem é Satoshi Nakamoto não é essencial.
A curiosidade e a busca por Satoshi já levaram a equívocos, como no caso de Dorian Nakamoto, um físico e engenheiro de sistemas americano que foi falsamente apontado como o criador do Bitcoin em 2014.
A história, escrita por Leah McGrath Goodman, sugeriu que Dorian, cujo nome completo é Dorian Prentice Satoshi Nakamoto, era a pessoa por trás do pseudônimo.
No entanto, o próprio Satoshi Nakamoto desmentiu essa afirmação em uma mensagem em um fórum cripto, declarando "I am not Dorian Nakamoto".
Com isso, reafirmou-se que a verdadeira identidade de Satoshi Nakamoto continua um mistério.