Satoshi Nakamoto, o criador anônimo do Bitcoin, completa nesta quarta-feira (24) 13 anos desde que enviou seu último e-mail, e desapareceu. Desse modo, o criador da maior criptomoeda em valor de mercado nunca mais foi visto, e até hoje não se sabe quem é a mente por trás da tecnologia.
No e-mail, enviado aos seus colegas desenvolvedores, Satoshi afirma que está rumando para outras coisas. Além disso, ele diz que o projeto está em boas mãos, e que
“Passei para outras coisas. Está em boas mãos com Gavin e com todos. Ele [Bitcoin] ganhará massa crítica quando novos usuários impacientes começarem a usá-lo enquanto o outro ainda estiver baixando a cadeia de blocos”, afirma em sua última mensagem ao mundo.
O desenvolvedor então, sumiu. Atualmente, não moveu sua fortuna em Bitcoin, que representa mais de 1,1 milhão de bitcoins, ou US$ 72,6 bilhões. Existem diversas teorias sobre quem, de fato, é Satoshi Nakamoto. Mas nenhuma confirmou até o momento, e a comunidade bitcoiner afirma que sua identidade tampouco importa.
Apesar disso, a busca pela identidade de Satoshi Nakamoto já causou problemas há um cidadão que se chama Dorian Nakamoto. O físico e engenheiro de sistemas americano foi erroneamente identificado como o criador do Bitcoin em março de 2014.
Esta confusão começou com uma reportagem publicada pela revista “Newsweek”, escrita pela jornalista Leah McGrath Goodman. A reportagem alegava ter encontrado o verdadeiro Satoshi Nakamoto e apontava para Dorian, cujo nome completo é Dorian Prentice Satoshi Nakamoto, como o criador misterioso da criptomoeda.
Contudo, o próprio pseudônimo Satoshi Nakamoto também negou que Dorian fosse o criador do Bitcoin. Antes de sumir, através de uma mensagem em um fórum de criptografia que dizia simplesmente “I am not Dorian Nakamoto”. Assim, reiterando que a verdadeira identidade de Satoshi permanecia desconhecida.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com