O Google anunciou que proibirá o impulsionamento de conteúdo dos candidatos políticos nas eleições municipais brasileiras de 2024, conforme noticiou o Poder360. A decisão da gigante é devido à Big Tech não conseguir cumprir com os requisitos solicitados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desse modo, a empresa preferiu não arriscar multas ao não oferecer o serviço.
Os requisitos pedidos pelo TSE incluem que o Google ofereça um repositório completo dos candidatos que contrataram o Google Ads para propaganda política. Essas exigências das regras eleitorais deste ano constam no artigo 27-A da resolução 23.732, de 27 de fevereiro de 2024.
A medida entra em vigor no dia 1º de maio e impedirá que candidatos utilizem o Google Ads para promover seus conteúdos, tanto no buscador quanto em outras plataformas do grupo, como o YouTube. As informações serão detalhadas em uma coletiva que ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 24 de abril, às 9h, segundo o Poder360.
As informações exigidas pelo TSE são sobre o conteúdo, custos, responsáveis pelo pagamento e o perfil da audiência atingida. Tudo em tempo real. Portanto, o Google recusou-se a enquadrar-se por não valer a pena para sua margem operacional, segundo a empresa.
A criação de uma ferramenta isolada para rastrear os anúncios de políticos, e checar as informações em tempo real pode ser custosa para a plataforma. Desse modo, a opção viável da Big Tech foi remover o serviço.
Decisão pode favorecer candidatos já bem estabelecidos
Portanto, as pesquisas e popularidade ficarão a despeito da pesquisa orgânica. Em sua maioria das vezes, os candidatos mais conhecidos, ou seja, que estão há algum tempo na política, e na internet, são privilegiados na busca orgânica. Desse modo, pela lógica de SEO do Google, as pessoas que já contam com um acervo grande na internet, são mais emplacadas.
Em nota, o Google diz que continuará colaborando com o TSE para eliminar a desinformação. Mas não conseguirá mais oferecer o serviço de Ads.
“As eleições são importantes para a Google e, ao longo dos últimos anos, temos trabalhado incansavelmente para lançar novos produtos e serviços para apoiar candidatos e eleitores. Para as eleições brasileiras deste ano, vamos atualizar nossa política de conteúdo político do Google Ads para não mais permitir a veiculação de anúncios políticos no país. Essa atualização acontecerá em maio tendo em vista a entrada em vigor das resoluções eleitorais para 2024. Temos o compromisso global de apoiar a integridade das eleições e continuaremos a dialogar com autoridades em relação a este assunto”, disse em nota ao Poder360.
Antes de 2017, o impulsionamento de conteúdo político-eleitoral não era legal no Brasil, mas a reforma eleitoral de 2017 (lei 13.488) mudou essa regulamentação, permitindo essa prática. Desde então, o Google havia criado um repositório para esse tipo de anúncio em novembro de 2021, registrando mais de 58.000 propagandas impulsionadas até agora.
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