O candidato à presidência dos EUA, Robert F. Kennedy Jr., anunciou durante um comício em Michigan que tem planos de incorporar o orçamento dos EUA na blockchain. Desse modo, o candidato referiu-se à blockchain como uma tecnologia que permitiria tornar o orçamento federal completamente transparente.
A ideia de Kennedy é que qualquer americano possa revisar cada item do orçamento a qualquer momento, 24 horas por dia. “Vamos ter 300 milhões de olhos em nosso orçamento, e se alguém estiver gastando US$ 16.000 em um assento sanitário, todo mundo vai saber”, declarou Kennedy. Sua fala sobre assentos sanitários foi referida a escândalos históricos relacionados a gastos exorbitantes do governo.
A ideia de Kennedy de registrar todos os gastos do governo na blockchain visa aumentar a transparência e a responsabilidade na forma como o dinheiro dos contribuintes é utilizado. Embora essa tarefa seja extremamente complexa.
Atualmente, a legislação, que é pública, regula os gastos federais, e órgãos de controle governamentais, como o Government Accountability Office e os inspetores gerais dos próprios departamentos, frequentemente auditam esses departamentos federais. Não é a primeira vez que o candidato à presidência dos EUA exalta a tecnologia blockchain.
Além de adotar ativos digitais, Kennedy aceitou doações de campanha em bitcoin e promoveu planos para respaldar o dólar americano com bitcoin caso seja eleito para a Casa Branca em novembro.
No entanto, ele se opôs publicamente aos planos de uma moeda digital do banco central (CBDC), que atualmente está sendo “explorada” pelo Federal Reserve. Assim como muitos republicanos, incluindo o ex-presidente Trump.
CBDC ainda é polêmico nos EUA
Enquanto os republicanos têm se manifestado contra a criação de uma CBDC, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou que o banco central não criará uma sem uma ordem do Congresso através de legislação.
Kennedy se descreve como o único candidato pró-criptomoeda na corrida presidencial. Contudo, enfrenta um desafio árduo em uma disputa dominada pela revanche entre Trump e o presidente Biden.
O Stand With Crypto, uma organização sem fins lucrativos lançada por defensores de base e pela Coinbase, classifica Kennedy como “fortemente favorável à cripto”. O grupo afirma que “luta por regulamentações claras e sensatas para a indústria cripto”.
O grupo avalia Trump como “favorável” e Biden como “contra”. Apesar disso, Biden emitiu uma ordem executiva em 2022 delineando planos para o “desenvolvimento responsável de inovações de pagamento e ativos digitais”. A proposta era de ajudar os EUA a manter sua liderança nos mercados financeiros globais.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com