O bloco econômico BRICS têm discutido o uso de ativos digitais (criptomoeda) em acordos internacionais. Além disso, a proposta, ouvida em declarações sugere que o bloco pode estar preparado para desenvolver sua própria criptomoeda estável (stablecoin).
Recentemente, o vice-ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Ryabkov, discutiu o papel que tal stablecoin poderia desempenhar para o coletivo. Ryabkov comentou sobre o assunto em entrevista à TV BRICS.
Em suas declarações, comentou acerca dos projetos econômicos que a Rússia enfrentará como detentora da presidência do BRICS em 2024. Ademais, ele mencionou que o bloco realizou discussões sobre plataformas nativas e a utilização da criptomoeda dentro do BRICS.
“Em termos práticos, estão a ser consideradas várias opções. Por exemplo, liquidações em stablecoins ou a opção de criação de uma plataforma que unirá os sistemas financeiros dos seus participantes. A chamada BRICS Bridge, que implica a união dos sistemas de moeda digital existentes dos bancos centrais dos países BRICS”, disse.
“Está em discussão a possibilidade de unificar os sistemas nacionais de mensagens financeiras. Bem, os ministros das finanças e os banqueiros centrais mantiveram os seus contatos. O encontro presencial aconteceu em fevereiro, em São Paulo.
Segundo o vice-ministro russo, o grupo já criou um canal especial para troca de informações entre bancos centrais e aprovou regulamentos para cooperação na área de segurança da informação.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com