Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Economia

Candidato pró-bitcoin Javier Milei vence eleições primárias da Argentina

Em uma reviravolta surpreendente, Javier Milei, candidato pró-bitcoin emergiu como o vencedor inesperado das eleições primárias da Argentina.

Com 90% dos votos contados, Milei lidera com impressionantes 30,5%, deixando para trás gigantes políticos tradicionais, como a principal oposição conservadora e a coalizão Peronista governante, com 28% e 27%, respectivamente. O candidato à presidência da Argentina também fez declarações favoráveis ao bitcoin.

Essa vitória é uma clara indicação do crescente desencanto da população argentina com a ordem política estabelecida, especialmente diante de uma crise econômica paralisante marcada por uma taxa de inflação de 116%. 

Milei, representante do grupo “La Libertad Avanza”, em seu discurso pós-eleição, foi enfático sobre a necessidade de uma mudança. No qual, afirmou: “Somos a verdadeira oposição. Uma Argentina diferente é impossível com as mesmas coisas que sempre falharam”.

O Bitcoin, por sua vez, alcançou preços recordes na Argentina, atingindo o valor mais alto de todos os tempos em termos de Pesos Argentinos, superando 8,4 milhões de ARS para um BTC. 

preço bitcoin na artgentina

A inflação monumental pavimentou o caminho para essa grande reviravolta nas eleições. Assim, Milei, que se autodenomina anarco-capitalista, tem sido um defensor do Bitcoin e criticou o banco central do país, rotulando-o de fraude.

“O banco central é uma farsa, um mecanismo pelo qual os políticos enganam as pessoas boas com impostos inflacionários”, argumentou Milei anteriormente. Em relação ao Bitcoin, ele disse que “representa o retorno do dinheiro ao seu criador original, o setor privado”.

Argentina com novas perspectivas

Portanto, a visão econômica de Milei para a Argentina, enraizada em princípios libertários, realmente o distingue. Ele destacou em seu discurso de vitória: “A inflação está nos matando e a incerteza no trabalho não permite que você planeje sua vida”. 

Desse modo, com a promessa de Milei de fechar o banco central e dolarizar a economia, a Argentina está à beira de uma possível mudança de paradigma, tanto política quanto economicamente.

As eleições gerais na Argentina estão marcadas para 22 de outubro. Com a crescente popularidade de Milei e sua visão pró-Bitcoin, a corrida presidencial promete ser um evento imperdível.

Clique aqui e inscreva-se agora em nosso canal do YouTube e fique por dentro das últimas novidades em cripto.

Notícias relacionadas



Warren Buffett sorteia Bitcoin no TikTok, mas óbvio que é golpe com DeepFake Brasil quer cobrar direito autoral da Amazon pelo uso do nome Há 10 anos, um universitário recebeu 22 Bitcoins após viralizar na TV Golpistas usam deepfake do Elon Musk para pedir doações em cripto; e conseguiram US$165 mil MPSC Bloqueia R$27,4 Milhões de Empresa Suspeita de Pirâmide Financeira