O governo da Arábia Saudita planeja criar um fundo de cerca de US$ 40 bilhões para investir em inteligência artificial (IA). As informações foram noticiadas pelo New York Times nesta terça-feira (20), citando três pessoas ligadas ao plano.
Representantes do Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita discutiram uma parceria potencial com a venture capital dos EUA, Andreessen Horowitz. Além de outros financiadores nas últimas semanas, segundo o jornal.
Portanto, Yasir Al-Rumayyan, governador do PIF, e Andreessen Horowitz discutiram a possibilidade da firma dos EUA estabelecer um escritório em Riade, de acordo com o relatório. Oficiais do PIF também discutiram qual papel Andreessen Horowitz poderia desempenhar e como tal fundo funcionaria. O NYT acrescenta que os planos ainda podem mudar.
Além disso, outros venture capitalist podem participar do fundo de inteligência artificial do reino. Se espera que comece no segundo semestre de 2024, segundo o jornal.
Representantes sauditas indicaram a parceiros potenciais que o país está interessado em apoiar uma variedade de startups de tecnologia associadas à inteligência artificial, incluindo fabricantes de chips e centros de dados em larga escala, acrescentou o relatório.
PIF e Andreessen Horowitz não responderam imediatamente aos pedidos de comentário da Reuters. No mês passado, Al-Rumayyan promoveu o reino como um centro prospectivo para atividades de inteligência artificial fora dos EUA. Desse modo, ele citou seus recursos energéticos e capacidade de financiamento da Arábia Saudita, puxando sardinha para IA.
Al-Rumayyan disse que a Arábia Saudita tinha a “vontade política” para tornar os projetos de inteligência artificial uma realidade e fundos amplos que poderia implantar para nutrir o desenvolvimento da tecnologia.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com