Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Notícias

Twitter suspende Spaces após Musk ser confrontado por jornalistas banidos da plataforma

Banimentos no Twitter tem se tornado comuns e tomados sobre decisões discricionárias envolvendo o próprio Elon Musk, dono da rede social.

A suspensão da conta que rastreava o Jato de Elon Musk foi assunto para jornalistas ligados não apenas a tecnologia, tendo em vista que Elon Musk usou tal conta de exemplo para expor sua defesa da liberdade de expressão.

Em 6 de novembro, Musk declarou que “a minha defesa da liberdade de expressão inclui preservar o direito até mesmo daqueles que falam sobre mim, como a conta que rastreia meu avião particular”.

Nesta terça-feira, um grupo de stalkers perseguiu um carro com um dos filhos do empresário, acreditando se tratar de ele próprio. Os perseguidores chegaram a subir no capô do carro, bloqueando seu trânsito. O ataque foi o suficiente para Musk determinar que contas que garantem a localização de pessoas devem ser banidas do Twitter.

A conta, criada pelo estudante Jack Sweeney, utilizava dados públicos para mostrar a posição, e as viagens, do Jato de Musk.

Como consequência, diversos jornalistas proeminentes cobriram a história para abordar a inconsistência na defesa de liberdade de expressão de Musk (tendo em vista que os dados expostos pela conta eram públicos).

Na sequência, o Twitter baniu tais jornalistas.

Na noite de ontem, um Spaces, a ferramenta de áudio lançada pelo Twitter, foi organizado, contando com a presença de alguns destes jornalistas.

Ocorre que de alguma forma, mesmo contas suspensas conseguiam participar de Spaces.

Ao ser questionado sobre o caso, Musk saiu do Spaces. Algumas horas depois, a ferramenta foi completamente banida da plataforma. 

Não há ainda posicionamento do Twitter sobre o ocorrido. 

As suspensões incluíram ainda o perfil da rede social Mastodon, concorrente do Twitter. Os jornalistas banidos são vinculados a jornais como The Washington Post (de propriedade de Jeff Bezos, que também possuía uma conta que rastreava seu avião, que acabou banida), The New York Times, CNN, MSNBC e The Intercept.

Clique aqui e inscreva-se agora em nosso canal do YouTube e fique por dentro das últimas novidades em cripto.

Notícias relacionadas



Warren Buffett sorteia Bitcoin no TikTok, mas óbvio que é golpe com DeepFake Brasil quer cobrar direito autoral da Amazon pelo uso do nome Há 10 anos, um universitário recebeu 22 Bitcoins após viralizar na TV Golpistas usam deepfake do Elon Musk para pedir doações em cripto; e conseguiram US$165 mil MPSC Bloqueia R$27,4 Milhões de Empresa Suspeita de Pirâmide Financeira