A OpenAI apresentou um pedido de registro de patente para o “GPT-5” no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO). O pedido indica que a empresa já está trabalhando em seu novo modelo de inteligência artificial de linguagem generativa de grande escala (LLM). Atualmente, o modelo utilizado pelo chatGPT é o GPT-4.
O pedido foi protocolado em 18 de julho de 2023 e ainda está em processamento. A marca abrange as categorias de programas de computador para download e software de inteligência artificial. A patente também busca ser usada para produtos de machine learning e software as a service (SaaS).
Ou seja, a empresa possivelmente busca atualizar seu modelo de IA, e comercializar seus APIs, bem como já faz desde o GPT-3.5. Contudo, não é possível saber com exatidão quando seria lançada a tecnologia, visto que trata-se apenas de um registro de patente.
O pedido encontra-se atualmente na fase de “tratamento de novo pedido”, ou seja, o escritório o aceitou e aguarda a designação de um advogado examinador.
Porém, vale ressaltar que Sam Altman, co-fundador da OpenAI, já discutiu em entrevista ao Economic Times sobre o desenvolvimento do GPT-5. Segundo ele, ainda precisa haver bastante auditoria, e a OpenAI não está “nem perto” do resultado final.
“Temos muito trabalho a fazer antes do GPT 5. Leva muito tempo para isso. Certamente não estamos perto disso. Precisa haver mais auditorias de segurança. Eu gostaria de poder falar sobre o cronograma do próximo GPT”, diz.
Clique aqui e inscreva-se agora em nosso canal do YouTube e fique por dentro das últimas novidades em cripto.