Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Tecnologia

Google anuncia avanços em robô IA que obedece comandos; veja vídeo

Os comandos dados para o robô exigem que a IA busque informações na internet, acesse seu próprio banco de dados e execute de forma física.

A Google DeepMind, área de pesquisa sobre inteligência artificial da Google, anunciou nesta sexta-feira (28) avanços em relação a um novo modelo de robô. O Robotic Transformer 2 (RT-2) é um novo modelo de visão-linguagem-ação (VLA). Desse modo, sua função é de aprender com os dados da internet e, através da robótica, traduzir esse conhecimento em ações.

Nesse sentido, os comandos dados para o robô exigem que a IA busque informações na internet, acesse seu próprio banco de dados e execute de forma física. Em exemplo publicado no Twitter, o perfil mostra o comando onde solicita que o robô coloque a banana no espaço que contém a soma de dois mais um, ou seja, três.

“Comandos como “mover banana para a soma de 2 mais 1” significa que o robô precisa de transferência de conhecimento do pré-treinamento da web e mostrando habilidades não presentes nos dados de robótica”, escreve.

Google avança em IA

Ou seja, cada tarefa exige a compreensão de conceitos semânticos visuais e a capacidade de executar o controle robótico para operar nesses conceitos. Comandos como “pegar a sacola prestes a cair da mesa” ou “mover a banana para a soma de dois mais um”.

Nesses cenários, exige-se que o robô busque conhecimento traduzido de dados baseados na internet para operar. Pois ele é solicitado a realizar tarefas de manipulação em objetos ou cenários nunca vistos nos bancos de dados.

Segundo o estudo publicado, o RT-2 foi capaz de mostrar essas capacidades de generalização aprimoradas. Além de compreensão semântica e visual de informações que não havia em seu banco de dados aos quais foi treinado.

O RT-2 manteve o desempenho nas tarefas originais, e melhorou o desempenho em cenários onde não tinha conhecimento prévio, de 32% para 62% em relação ao RT-1, a primeira versão. Desse modo, mostrando o benefício considerável do pré-treinamento em larga escala. Além disso, a DeepMind observou um aumento no desempenho em comparação com as linhas de base anteriores em todas as categorias, como nos modelos RT-1.

Clique aqui e inscreva-se agora em nosso canal do YouTube e fique por dentro das últimas novidades em cripto.

Notícias relacionadas



Warren Buffett sorteia Bitcoin no TikTok, mas óbvio que é golpe com DeepFake Brasil quer cobrar direito autoral da Amazon pelo uso do nome Há 10 anos, um universitário recebeu 22 Bitcoins após viralizar na TV Golpistas usam deepfake do Elon Musk para pedir doações em cripto; e conseguiram US$165 mil MPSC Bloqueia R$27,4 Milhões de Empresa Suspeita de Pirâmide Financeira