O Brasil está cada vez menos atraente para os contribuintes, os pagadores de impostos. Prova viva disso é o fato de que, até então, cerca de 16.700 brasileiros declararam saída fiscal do Brasil, segundo dados do site da Receita Federal.
Os dados da receita são de até esta segunda-feira (06). Assim, os dados colhidos fazem parte de um total de 21.556.448 declarações enviadas. A saída do país deve ser apresentada pelo contribuinte que saia do Brasil em caráter definitivo.
Ou ainda ocorre quando o contribuinte torna-se não residente no Brasil. Isso é, quando houver saído do território nacional em caráter temporário.
Deste total de brasileiros, 72,7% resultaram em restituição de imposto, diz a Receita Federal. Enquanto 15,5% implicaram pagamento de imposto e 11,8% não geraram imposto a pagar ou a restituir. A maior parte das declarações, cerca de 79,4%, foram pré-preenchidas.
Ou seja, grande parte usou o novo sistema automatizado que busca facilitar o processo de declaração. Em contraste, 11,6% das declarações não foram pré-preenchidas. Quanto ao tipo de declaração, 57,1% foram simplificadas e 8,3% foram retificações de declarações anteriores.
Ademais, 42,5% dos contribuintes que enviaram as declarações são do sexo feminino, e a média de idade dos declarantes foi de 46 anos. Mais da metade das declarações, 52,3%, estavam relacionadas ao ano fiscal anterior.
Além disso, registram-se 8.632 declarações de final de espólio e 16.731 declarações por saída do país, refletindo mudanças significativas na situação dos contribuintes.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com