Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Tecnologia

Pixar, Adobe, Apple, Autodesk e NVIDIA anunciam esforço para padronizar criação e design 3D

A OpenUSD é como um tradutor que permite que diferentes softwares 3D “conversem” entre si,. Desse modo, facilitando a criação e o compartilhamento de projetos em larga escala.

As empresas de tecnologia  Pixar , Adobe , Apple , Autodesk e NVIDIA , anunciaram junto com a Joint Development Foundation (JDF), uma afiliada da Linux Foundation, a Alliance for OpenUSD (AOUSD). A tecnologia buscará promover a padronização, desenvolvimento, evolução e crescimento da tecnologia Universal Scene Description da Pixar.

Ou seja, a aliança busca padronizar o ecossistema 3D, e promover maior interoperabilidade de ferramentas e dados 3D. Conforme o anúncio, a ideia é que, desenvolvedores e artistas dos setores de jogos, séries e filmes, possam criar em conjunto diversos moldes 3D. Além disso, a iniciativa buscará promover uma extensa base de dados para facilitar a criação.

Embarque em mais de 150 horas de conteúdo exclusivo sobre o universo das criptomoedas e blockchain na Plataforma BlockTrends.

Em resumo, a OpenUSD é como um tradutor que permite que diferentes softwares 3D “conversem” entre si,. Desse modo, facilitando a criação e o compartilhamento de projetos em larga escala. A aliança também convida diversas empresas e organizações a se juntarem e participarem da plataforma no anúncio.

A Pixar Animation Studios criou o OpenUSD como uma tecnologia de criação de cena 3D de alto desempenho. A plataforma diz oferecer interoperabilidade robusta entre ferramentas, dados e fluxos de trabalho.

Portanto, a aliança possibilitará o desenvolvimento de especificações escritas detalhando os recursos do OpenUSD. Isso permitirá maior compatibilidade e adoção, integração e implementação maiores, segundo o anúncio.

O que é a OpenUSD?

Desse modo, a OpenUSD torna mais fácil para diferentes empresas colaborarem em projetos 3D. Por exemplo, uma empresa que cria personagens 3D poderá compartilhar suas criações com uma empresa de jogos que precisa desses personagens em seus projetos. Portanto, o objetivo é, através da interoperabilidade proporcionada tornar a colaboração mais fluida e rápida.

Segundo Steve May, diretor de tecnologia da Pixar e presidente da AOUSD, a Universal Scene Description foi inventada na Pixar e é a base tecnológica do pipeline de animação da empresa.

“OpenUSD é baseado em anos de pesquisa e aplicação na produção de filmes da Pixar. Nós abrimos o código do projeto em 2016, e a influência do OpenUSD agora se expande além do filme, efeitos visuais e animação e em outras indústrias que dependem cada vez mais de dados 3D para mídia intercâmbio. Com o anúncio do AOUSD, sinalizamos o próximo passo empolgante: a evolução contínua do OpenUSD como tecnologia e sua posição como padrão internacional”, disse.

Para Guy Martin, diretor de código aberto e padrões da NVIDIA, a OpenUSD oferece aos desenvolvedores, artistas e designers 3D a “base completa para enfrentar a criação de conteúdo digital e industrial em larga escala e cargas de trabalho de simulação com ampla interoperabilidade de vários aplicativos”.

Mike Rockwell, vice-presidente do Vision Products Group da Apple, comenta que o OpenUSD ajudará a acelerar a próxima geração de experiências de realidade aumentada (AR).

“A Apple tem contribuído ativamente para o desenvolvimento, e é uma tecnologia essencial para a inovadora plataforma visionOS, bem como para a nova ferramenta de desenvolvedor Reality Composer Pro. Esperamos promover seu crescimento em um padrão amplamente adotado”, disse.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas



US$ 2 milhões de lucro por HORA. Conheça a melhor empresa do mundo (Tether) Michael Saylor anuncia novo projeto de identidade no Bitcoin ETFs de Bitcoin e Ethereum estreiam com volume de US$ 12 milhões em Hong Kong Memecoin atinge mais de US$ 100 trilhões de valor de mercado, porque é golpe Ex-CEO da Binance pode ser condenado a 3 anos de prisão (não 4), e pede desculpas