A Microsoft introduziu uma nova técnica de treinamento de Inteligência Artificial (IA) chamada “Algorithm of Thoughts” (AoT). Esta técnica foi projetada para tornar modelos de linguagem de grande escala, como o ChatGPT, mais eficientes e com um raciocínio mais próximo ao humano.
Nesse sentido, o AoT da Microsoft é como um guia para a IA que recebeu um comando complexo. Em vez de o robô simplesmente tentar adivinhar a resposta, o algoríotmo o orienta a pensar passo a passo, como um ser-humano raciocinaria.
Além disso, o algorítmo denominado de AoT permite que o robô use suas experiências anteriores, aprendendo com seus erros e acertos, para não repetir os mesmos erros e chegar mais rapidamente à solução.
IA pensando como ser-humano
Portanto, o AoT combina a “intuição” do robô, que seria seu palpite inicial, com uma busca lógica e organizada. Dessa forma, a IA estaria seguindo um mapa lógico até encontrar a resposta correta. Com isso, o robô não apenas encontra a solução, mas também compreende todo o processo que o levou até lá, tornando-o mais eficiente e semelhante ao raciocínio humano.
Segundo um artigo de pesquisa publicado pela Microsoft, essa abordagem utiliza o “aprendizado em contexto”, que permite ao modelo explorar diferentes soluções de maneira sistemática e organizada. O resultado é uma solução de problemas mais rápida e que consome menos recursos.
Ao comparar com outras técnicas, o AoT aborda as limitações de técnicas de aprendizado em contexto atuais, como a “Chain-of-Thought” (CoT). Enquanto o CoT pode fornecer etapas intermediárias incorretas, o AoT guia o modelo com exemplos algorítmicos, resultando em respostas mais confiáveis.
O novo algoritmo é descrito pela empresa como uma virada de jogo. A empresa vem investindo pesadamente em IA. Vale lembrar que, ano passado colocou dinheiro na OpenAI, empresa por trás do DALL-E, ChatGPT e do modelo de linguagem GPT, usado pelo ChatGPT.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com