Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

Por que o Bitcoin sobe após a vitória da Grayscale contra a SEC?

Para Luiz Parreira, fundador da Bipa, essa decisão reflete a crescente aceitação do Bitcoin.

O preço do Bitcoin (BTC) sobe mais de 5% a US$ 27.600 nesta terça-feira (29). A reação vem após a notícia de que a Grayscale saiu vitoriosa na disputa com a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC). O processo refere-se a transformação de seu fundo, GBTC, em um ETF. A decisão favorável foi emitida pela Corte de Apelações dos Estados Unidos.

Para Luiz Parreira, fundador da Bipa, essa decisão reflete a crescente aceitação do Bitcoin. Os ETFs se mostram como uma porta de entrada para investidores do mercado tradicional se aventurarem, com uma certa segurança, no mercado de criptoativos.

Faça parte da Comunidade BLOCKTRENDS PRO e lucre em cripto com relatórios semanais, análises diárias, sinais e lives exclusivas.

“Sendo assim, uma forma válida e eficiente de conquistar mais adeptos. O uso dos ETF também contribui grandemente para a desmistificação da criptomoeda, reduzindo a imagem de investimento de risco que carregam os criptoativos, uma vez que produtos financeiros regulamentados, tendem a atrair maiores investidores”, diz.

Apesar disso, Parreira ressalta que é importante lembrar que os investidores que optarem por ETFs, não terão a posse de seus ativos, apenas a exposição ao seu valor. “Isso tira deles oportunidade de usar o Bitcoin como moeda, além de perder a autonomia na gestão dos seus ativos, indo contra a alguns dos princípios fundamentais do Bitcoin”, coloca.

Só notícia não sustenta

Na opinião de André Franco, chefe de análises do Mercado Bitcoin (MB), a alta só seria sustentável caso haja de fato a confirmação da conversão do ETF da gestora. No momento, existe um prazo de 45 dias para a SEC solicitar uma audiência com os três juízes do caso, antes de chegar a uma decisão final do tribunal.

“O mais provável é que adiem a decisão deste ETF, mas substancialmente o mercado muda de estrutura. Apenas com a possibilidade pequena, o bitcoin deu um salto. Contudo, a notícia por si só não sustenta o preço”, diz.

Apesar disso, Franco também comenta que o ETF é um veículo de investimento voltado aos institucionais. Portanto, a maior tese é a de adoção por parte de grandes investidores. “Estruturalmente não muda nada, mas acelera o processo de institucionalização do mercado cripto”, finaliza.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas