Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

Grayscale vence processo contra SEC e Bitcoin dispara mais de 5%

Inicialmente, a SEC havia rejeitado o pedido, alegando preocupações com a manipulação no mercado de criptomoedas.

O preço do Bitcoin (BTC) sobe mais de 5% a US$ 27.600 nesta terça-feira (29). A reação vem após a notícia de que a Grayscale saiu vitoriosa na disputa com a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC). O processo refere-se a transformação de seu fundo, GBTC, em um ETF. A decisão favorável foi emitida pela Corte de Apelações dos Estados Unidos. A Grayscale, detentora do maior fundo focado em criptomoedas do mundo, busca a conversão de seu ETF de derivativos em spot, ou à vista. Isso agilizaria as transações de compra e venda de bitcoins, segundo alega.

Inicialmente, a SEC havia rejeitado o pedido, alegando preocupações com a manipulação no mercado de criptomoedas. No entanto, o Grayscale argumentou em sua apelação que estava sendo tratado de forma discriminatória. Desse modo, a gestora tinha a aprovação de ETFs baseados em futuros de bitcoin desde 2021, e destacou que o risco de manipulação se estende a diversos mercados de derivativos.

O GBTC operava com desconto de mais de 50% no final do ano passado. Todavia, após diversas solicitações de ETF spot para a SEC neste ano, o desconto diminuiu. Atualmente o valor entre a cota, e o patrimônio do fundo tem um desconto de 24%.

Grayscale x SEC
Decisão a favor da Grayscale

Grande vitória

Para Vinícius Bazan, analista de criptoativos da Empiricus Research, essa é uma das notícias mais aguardadas pelo mercado cripto que acaba de sair.

Embora, para ele, isso não signifique a conversão imediata do veículo de investimento, é uma vitória muito importante para a indústria. Segundo o analista, deve acelerar o processo para aprovação dos ETFs spot nos EUA. Gradativamente, a SEC vai ficando encurralada e sem argumentos válidos para negar tal produto financeiro. 

“Agora, a SEC terá 45 dias para solicitar uma audiência com os três juízes do caso, antes de chegar a uma decisão final do tribunal. O mais provável é que a SEC venha a aprovar a conversão do GBTC e, consequentemente, outros pedidos de ETF também, como os da BlackRock, Ark e Fidelity”, explica Bazan.

Contudo, ela pode ainda negar, novamente, por outros motivos. Além disso, em todo caso, o GBTC opera em alta expressiva, reduzindo o desconto em relação a seu NAV (Net Asset Value) e o mercado de cripto recebeu uma injeção de otimismo. 

“Vale lembrar que temos mais datas limite se aproximando no início de setembro para a SEC decidir sobre os ETFs. Continua sendo mais provável que ela peça o adiamento mais uma vez mas, como dito, cada vez mais se torna uma questão de “quando”, e não “se”, os ETF spot serão aprovados”, finaliza.

Para o venture capitalist, Adam Cochran, A decisão completa é um massacre dos argumentos da SEC e requer uma revisão completa do pedido da Grayscale.

Por exemplo, o adiamento da decisão, e o pedido para encontrar um novo motivo.

“Mas tendo em conta os fundamentos da decisão dos tribunais e o facto de terem apontado repetidamente o fracasso da Comissão em apoiar qualquer um dos seus argumentos, um recurso en banc seria uma decisão terrível, susceptível de apenas irritar os tribunais. Então é uma grande vitória”, escreve.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas