A venda, exportação, de celulares smartphones é uma métrica interessante. Não oficial, mas pode ser usada para medir o apetite do consumidor aos produtos “premiums”. Nesse sentido, é justo dizer que os modelos “premiums”, como Pro, Max ou Ultra são apenas versões mais caras do mesmo modelo, com alguns recursos adicionais. É interessante reparar que, os iPhones mais caros, foram os mais vendidos no mundo neste ano.
Desse modo, o consumidor, em tempos economicamente difíceis, costuma optar por um modelo mais barato. Contudo, não foi o que aconteceu até então neste ano. Na primeira metade de 2023, o iPhone 14 Pro Max foi o celular mais vendido em todo mundo.
Além disso, o modelo premium ultrapassou o 14 Pro como o telefone celular mais vendido globalmente, à medida que os consumidores optam pelo mais caro. A Apple enviou um total de 26,5 milhões de iPhones deste modelo, de acordo com o rastreador de mercado de modelos de smartphones da Omdia para o 2º trimestre de 2023.
O modelo é o mais caro da série 14 da Apple, com preços variando de US$ 1.099 a US$ 1.599. Portanto, o segundo lugar ficou com o iPhone 14 Pro, seguido pelo iPhone 14. Comparado ao ano anterior, houve uma diminuição nas vendas do modelo mais vendido, mas um aumento nas vendas dos iPhones Pro e Pro Max.
Quanto mais “Ultra”, “Pro” ou “Max”, mais vende
Conforme o ranking feito pela Omdia, o mercado global de smartphones comuns está em declínio, especialmente nos segmentos de médio e baixo custo. Contudo, o mercado de smartphones premium está crescendo, particularmente para modelos da Apple.
A Apple ocupa 5 posições dentro do Top 10 celulares mais vendidos do mundo neste primeiro semestre de 2023. A Samsung começa a aparecer no quinto lugar, com o modelo Galaxy A14.
A Omdia diz esperar que as remessas globais de smartphones diminuam novamente este ano. Em particular, a queda no mercado de dispositivos com um preço médio e baixo deverá continuar no segundo semestre deste ano, enquanto que a parcela crescente do mercado premium deverá continuar com o lançamento da nova série do iPhone 15.
“As remessas de OEMs de smartphones baseados em Android, que possuem uma grande parcela de smartphones de preço médio a baixo, inevitavelmente irão diminuir este ano. Por outro lado, as remessas de Pro e Pro Max da Apple aumentarão. Isso devido à sólida demanda por modelos premium. Já as as remessas gerais de iPhone este ano serão semelhantes às do ano passado ou diminuirão ligeiramente devido à fraca demanda por modelos padrão e plus”, disse Jusy Hong, gerente sênior de pesquisa da Omdia.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com