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123Milhas demite em massa em plano de reestruturação; funcionário afirma ser falência

A 123Milhas está enfrentando uma série de controvérsias após o cancelamento da emissão de passagens do pacote promocional.

Nesta segunda-feira (28), funcionários da 123Milhas, uma agência de viagens online, reportaram no Linkedin uma demissão em massa. A empresa desligou desde analistas financeiros até desenvolvedores. Em nota à imprensa, compartilhada pelo portal de notícias G1, a 123 Milhas diz que os desligamentos fazem parte de um plano de reestruturação.

Segundo o G1, que diz ter conversado com um dos funcionários que não quis se identificar, os desligamentos aconteceram às 9h de hoje, mediados pelos chefes dos respectivos departamentos.

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“A 123milhas informa que iniciou hoje, 28/08, um plano de reestruturação interna, com redução do tamanho da equipe para se adequar ao novo contexto da empresa no mercado. Essa difícil decisão faz parte das medidas para mitigar os efeitos da forte diminuição das vendas. A empresa está trabalhando para, progressivamente, estabilizar sua condição financeira”, informou ao G1.

Contudo, um dos funcionários afirma que a empresa decretou falência. Em publicação no Linkedin, Gustavo Brandão diz que todos os funcionários foram desligados de suas respectivas funções.

“A empresa onde trabalhava, a 123milhas infelizmente, declarou falência e todos nós, funcionários, fomos desligados de nossas funções”, escreve. O BlockTrends entrou em contato, tanto com a 123Milhas quanto com o funcionário, mas ainda não obteve resposta. O espaço segue em aberto.

Ademais, uma das funcionárias, Paloma Carvalho, analista de projetos e processos na empresa, elaborou uma planilha para os afetados pela demissão. O objetivo da planilha, compartilhada no Linkedin pela página “Product Guru´s”, é de ajudar a realocar os afetados. Desse modo, a tabela já soma mais de 90 pessoas, entre desenvolvedores de software e analistas financeiros da 123Milhas.

O que aconteceu com a 123Milhas?

A 123Milhas está enfrentando uma série de controvérsias após o cancelamento da emissão de passagens do pacote promocional. A decisão já afeta os meses de setembro a dezembro de 2023. A linha promocional, ou PROMO, trabalha com datas flexíveis.

A empresa justificou a decisão em nota à imprensa citando “circunstâncias de mercado adversas”. Como forma de compensação, a 123 milhas ofereceu vouchers parcelados com correção de 150% do CDI aos clientes afetados.

No entanto, só é possível usar os vouchers uma vez por compra. Portanto, a compensação da empresa parece, na realidade, ter causado ainda mais insatisfação entre os consumidores. O que levou muitos a buscarem meios legais para garantir seus direitos.

Além disso, a 123 Milhas se tornou alvo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga pirâmides financeiras com criptomoedas. O deputado federal Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), presidente da CPI, expressou sua preocupação no Twitter. Além disso, afirmou que a comissão investigará os prejuízos causados aos brasileiros pela agência de viagens. 

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