O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou seu cansaço com a constante menção à inteligência artificial (IA). Desse modo, o anúncio foi feito em almoço com servidoras em celebração ao Dia Internacional das Mulheres. Durante o evento, ele questiona a necessidade dessa tecnologia em um país repleto de pessoas inteligentes.
“Um país que tem tanta gente inteligente, pra quê precisa de inteligência artificial?”, questionou. Desse modo, Lula designou o Ministério da Ciência e Tecnologia para desenvolver, até junho, um plano para a aplicação da inteligência artificial no Brasil.
“Eu estou cansado de ouvir teoria, de ouvir falar nesse bicho de inteligência artificial. Num país que tem tanta gente inteligente, para que precisa de inteligência artificial? Porque não usamos a inteligência humana que temos aqui?”, complementou.
Lula destacou uma proposta do presidente da Espanha, Pedro Sánchez, para uma colaboração entre os dois países no desenvolvimento de uma IA que refletisse as particularidades linguísticas e culturais de Portugal e Espanha. O objetivo é criar uma política de IA “genuinamente guarani”, que Lula pretende apresentar na Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro.
Portanto, agora sob a liderança da ministra Luciana Santos, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação está elaborando um plano para o uso da IA em diversos setores. Além disso, acompanha de perto a tramitação de um projeto de lei sobre a regulamentação da IA no Senado.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com