Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Investimentos

Juiz americano decide que emoji de foguete conta como indicação financeira

Decisão foi tomada por um juiz do distrito sudoeste de Nova York, afetando a indústria cripto.

Um juiz do distrito sudoeste de Nova York decidiu que emojis de foguetes, gráficos de ações e sacos de dinheiro consistem em indicações de retornos financeiros, sendo caracterizados portanto como “conselhos financeiros”.

O uso de redes sociais por influenciadores do mercado financeiro tem sido uma discussão constante para órgãos reguladores de todo o mundo, na medida em que a popularização de canais de investimentos no YouTube, além de perfis da chamada “Fintweet”, atrai a atenção de iniciantes no mercado.

Em um Tweet, uma ex-diretora da SEC, a Comissão de Valores Mobiliários americana, confirmou que a instituição está de olho em sinais que possam induzir o investidor sobre promessas de ganhos futuros, incluindo o uso de emojis

A decisão foi tomada no caso envolvendo a Dapper Labs e o NBA Top Shots, uma plataforma de NFTs da NBA, acusada de ser um valor mobiliário, e portanto sujeita a regulação da SEC.

O juiz Victor Marrero apontou o uso de emojis como indicativos de que a plataforma prometia de alguma maneira o lucro com a compra das NFTs, o que violaria a legislação em torno de ativos financeiros.

A discussão, porém, se dá em torno do que classificaria algo como ativo financeiro (valor mobiliário), algo que já tem se desenrolado nos EUA após uma decisão sobre a TerraLuna.

Na prática, a decisão amplia os poderes da SEC e aperta o cerco em torno de influenciadores e participantes dos mercados financeiro e cripto.

Clique aqui e inscreva-se agora em nosso canal do YouTube e fique por dentro das últimas novidades em cripto.

Notícias relacionadas



Os 10 maiores salários da Faria Lima Warren Buffett sorteia Bitcoin no TikTok, mas óbvio que é golpe com DeepFake Brasil quer cobrar direito autoral da Amazon pelo uso do nome Há 10 anos, um universitário recebeu 22 Bitcoins após viralizar na TV Golpistas usam deepfake do Elon Musk para pedir doações em cripto; e conseguiram US$165 mil