Um investimento que possivelmente duraria anos para de concretizar está sendo entregue na Alemanha após 200 dias, uma estação (de um total de 7), de regaseificação, é parte da luta do país para reduzir sua dependência da Rússia.
Desde o início da pandemia, o preço do gás natural explodiu, aumentando até 700%, o que por sua vez pressionou os preços aos produtores, altamente dependentes do insumo.
A economia mais industrializada da Europa, porém, parece ter garantido sua sobrevivência a este inverno, graças a investimentos como os novos terminais que fornecem gás produzido nos Estados Unidos, Noruega e Emirados Árabes.
O projeto, tocado pela Uniper, maior empresa de energia da Europa e recém estatizada pelo governo alemão, não deve ser suficiente, porém, para impedir que os preços sigam em alta.
O ministério da economia do país anunciou que sua expectativa é de uma alta consistente nos preços ao menos pelos próximos 12 meses.
Em outubro, a inflação alemão atingiu 11,6%, o maior nível desde 1950.
A alta nos preços por lá, possui efeitos diversos, não limitados a perda de poder de compra da população local.
Uma alta persistente de preços na maior economia europeia implica uma alta nos juros praticados pelo BCE, o Banco Central Europeu, do qual a Alemanha é o membro mais importante.
Os juros em alta na Europa por sua vez devem retardar uma melhora econômica e esfriar os ânimos de investidores, em especial em ativos de risco. A despeito de a Europa não ser conhecida pelas empresas de tecnologia, os impactos monetários ocasionados pela situação no continente, pressionam empresas e ativos de tecnologia, como cripto, dado o alto poder aquisitivo da população no continente.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com