Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Economia

Alemanha pode nacionalizar maior empresa de energia do país

O governo da Alemanha deve aumentar a sua participação na Uniper, gigante importadora de gás natural, o que pode culminar na estatização da empresa.

Em meio a uma situação vulnerável pela escalada de preços do gás natural, decorrente da redução da oferta por parte da Rússia, a gigante de energia Uniper, já recebeu um aporte de 4 bilhões de euros por parte do governo.

A empresa, cuja controladora é de origem finlandesa, viu o estado alemão assumir uma posição de 30% no seu capital em julho, agora a possibilidade é que a Alemanha assuma o controle total da empresa.

Faça parte da Comunidade BLOCKTRENDS PRO e lucre em cripto com relatórios semanais, análises diárias, sinais e lives exclusivas.

A Uniper é a maior importadora de gás na Alemanha, produto cujo preço já subiu em cerca de 6 vezes. Por força de contratos estabelecidos antes da guerra, a empresa encontra dificuldade em repassar a alta de preços, se vendo forçada a arcar com o prejuízo.

No primeiro semestre deste ano a Uniper teve um prejuízo de $12,5 bilhões de dólares. Segundo a própria empresa, um retorno ao lucro deve ocorrer apenas em 2024.

Em toda Europa, empresas de energia têm enfrentado resultados similares. 

Os resultados, porém, variam. O governo de Liz Truss, nova primeira-ministra do Reino Unido, prevê subsidiar contas de energia, limitando a alta. O pacote de ajuda do governo inglês pode chegar a até 150 bilhões de Libra.

Na França, o governo adquiriu os 14% que ainda não detinha na EDF, a companhia que controla as usinas nucleares do país. A medida anunciada por Macron prevê que o governo deve assumir para si o prejuízo de $29 bilhões de dólares que a EDF deve ter em 2022, segundo projeções. 

No caso da Uniper, a decisão depende ainda de uma aprovação por parte da finlandesa Fortum, também estatal.

A empresa alemã é uma das envolvidas na construção do gasoduto Nord Stream 2, que prevê ligar a Rússia a Alemanha diretamente pelo mar nórdico. 

O gasoduto teve sua construção suspensa após o início da guerra, reduzindo a perspectiva alemã de importação de gás natural.

Já pensou em aprender tudo sobre o mercado cripto? Só com o Criptomasterclass você pode aprender sobre bitcoin, Ethereum e NFTs. Um curso completo, feito te transformar em um especialista cripto. Garanta já sua vaga.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas