Recém eleita primeira-ministra da Inglaterra, Liz Truss anunciou seu plano de £150 bilhões para conter a escalada de preços na energia elétrica no Reino Unido.
Sob o plano anunciado hoje, chamado de “”Energy price guarantee”, nenhuma família do Reino Unido deve pagar mais de £2500 por ano em energia elétrica pelos próximos 2 anos.
Outros £40 bilhões devem ser destinados a cobrir custos de companhias do setor. As empresas europeias têm enfrentado a alta de preços sob pressão, dados os contratos existentes. Na prática, as empresas pagam cada vez pela energia, mas são obrigadas a vender a preços fixados em leilões anteriores.
O setor elétrico europeu deve perder um valor próximo a $289 bilhões segundo estimativas da Bloomberg. O valor, ao que tudo indica, será coberto por planos emergenciais como o anunciado no Reino Unido.
Na França, o governo promoveu a estatização da EDF, responsável pela gestão dos 55 reatores nucleares no país. A EDF apresentou um prejuízo de $5,9 bilhões nos 6 primeiros meses deste ano. No ano, a projeção é de que a empresa feche o ano com prejuízo na casa dos $29 bilhões de dólares.
O governo do Reino Unido se negou a comentar o custo total do pacote, mas baseado no que se sabe, o custo atual é estimado entre £90 e £150 bilhões, representando algo como 4-7% do PIB do país.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com