Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Economia

Custando R$130 mil, o último gol será fabricado hoje pelo dobro do original

Uma comparação entre o poder de compra de brasileiros no lançamento e no final da produção do Gol aponta que a batalha por ganhos de produtividade segue uma batalha perdida por aqui.

Modelo desenvolvido pela filial brasileira da alemã Volkswagen, o Gol foi oficialmente o veículo mais vendido do país por 27 dos seus 42 anos de existência. Mais de 4 milhões de unidades depois, ele deixará de ser fabricado hoje na unidade de Taubaté da montadora.

O projeto, desenvolvido entre 1976 e 1980, foi fruto de um investimento de US$350 milhões, em um período sensível para o setor automotivo, entre os dois choques do petróleo (1973 e 1979), e em meio ao chamado “milagre brasileiro”.

Embarque em mais de 150 horas de conteúdo exclusivo sobre o universo das criptomoedas e blockchain na Plataforma BlockTrends.

O período de grande crescimento econômico no país, levou a indústria a apostar pesado em uma rápida expansão da demanda pelas famílias, a despeito de um aumento nos níveis de concentração de renda, e numa realidade menos efusiva para os trabalhadores que não chegaram a se beneficiar de todo potencial de uma alta de 14% no PIB, como crescia a economia no período.

A Volkswagen levou às ruas o primeiro veículo da série em 1981, custando módicos Cr$ 16,168 milhões na versão mais básica, o equivalente a 74 Salários Mínimos na época. Em valores de hoje, passadas 4 décadas, o veículo custaria por volta de R$76 mil. 

Hoje, a montadora anunciou que está encerrando oficialmente a produção do Gol, com uma edição de despedida que custará R$130 mil. 

Passadas 4 décadas e 33.237.245.594.448,90% (33 trilhões, 237 bilhões, 245 milhões, 594 mil, 448 vírgula 9 porcento de inflação), o preço do Gol de despedida apresenta pouca variação em relação ao poder real de compra da população, que nas décadas em questão, evoluiu de maneira considerada “lenta”. 

O problema central, a baixa produtividade no país, segue puxando para baixo os ganhos reais dos trabalhadores brasileiros, levando a um poder de compra e uma economia que, a termos reais, quando desconsiderado o aumento da população, possui poucas diferenças a despeito de tamanho período de tempo e novas tecnologias.

O Gol, enfim, saiu de linha sem nunca ter visto o Brasil resolver seu problema central de produtividade. 

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas



ETFs de Bitcoin e Ethereum estreiam com volume de US$ 12 milhões em Hong Kong Memecoin atinge mais de US$ 100 trilhões de valor de mercado, porque é golpe Ex-CEO da Binance pode ser condenado a 3 anos de prisão (não 4), e pede desculpas Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin, desapareceu há exatos 13 anos Google é forçado a desincentivar novos candidatos políticos