Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

COPOM do Bitcoin aconteceu, ninguém ouviu falar e isso é ótimo

Como ocorre a cada duas semanas, o algoritmo do Bitcoin sofreu um ajuste. Desta vez, ficou mais fácil minerar um Bitcoin.

Programado para ocorrer a cada 2016 blocos (cerca de 14 dias), o ajuste na dificuldade do Bitcoin ocorreu hoje, com uma redução de 4,33% na dificuldade.

O movimento discreto de ajuste no código do Bitcoin ocorre em função da quantidade de mineradores na rede, tornando mais fácil ou mais difícil minerar um bloco a depender da quantidade de poder computacional na rede.

Embarque em mais de 150 horas de conteúdo exclusivo sobre o universo das criptomoedas e blockchain na Plataforma BlockTrends.

A decisão de hoje do “COPOM do Bitcoin” (o comitê de política monetária), é a quarta redução de dificuldade na rede ocorrida no ano, o que indica uma queda na dificuldade e portanto nos custos de se minerar Bitcoins.

Até o presente momento, o custo médio de mineração estava em $26,3 mil por unidade da criptomoeda. Com o ajuste de hoje, o valor fica menor, permitindo a entrada de novos mineradores, o que fortalece a rede blockchain a longo prazo.

Ao contrário das reuniões do COPOM e do FOMC, o comitê americano, a atualização da rede do Bitcoin ocorre de maneira mais “discreta”, sem qualquer alarde. Na prática, a quantidade de Bitcoins não muda. Neste momento a cada 10 minutos 1 bloco contendo 6,25 Bitcoins é minerado. O que a decisão permite é um maior aumento de provedores na rede.

A mineração de cripto tem sido tema recorrente em “atrativos” da indústria para suavizar regulações ao redor do mundo. Na busca por investimentos no setor, que movimenta $15 bilhões por ano, governos e congressos tem se esforçado em manter uma legislação amigável. No Brasil, o congresso aprovou uma regulação que prevê até mesmo isenção de impostos para mineração de cripto.

O que é o Bitcoin?

O Bitcoin é a primeira e maior criptomoeda do sistema financeiro global e traz consigo uma estrutura caracterizada principalmente pela sua altíssima complexidade. Mesmo assim, entender o Bitcoin e seus propósitos não é uma tarefa difícil.

De forma simples, o Bitcoin nada mais é do que um protocolo que fornece a possibilidade de criação de uma carteira digital que move dinheiro de forma totalmente virtual.

A partir dele, você pode armazenar e transacionar valor de forma ponto a ponto (P2P), sem a necessidade de terceiros para auxiliar na realização da transação, como ocorre no mundo financeiro tradicional.

A essência da rede se dá pela sua descentralização e por ser um código aberto, qualquer pessoa pode ter acesso ao livro razão do Bitcoin, onde todos os saldos de todos os endereços da rede constam (de forma totalmente criptografada).

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas