Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

Exxon está usando excesso de gás natural para minerar bitcoin

Projeto piloto da empresa deve utilizar o excesso de gás natural em uma planta nos Estados Unidos para minerar Bitcoin.

Maior petroleira do mundo, a ExxonMobil firmou hoje um acordo para utilizar o excesso de gás natural em uma planta na Dakota do Norte para mineração de cripto.

Segundo a nota divulgada pela empresa, o gás natural excedente que deve ser remanejado para mineração é hoje queimado, de modo que a planta não deve gerar excessos de emissões de CO2.

Entre na comunidade BLOCKTRENDS PRO com 15% OFF e receba +20 cursos, análises diárias, relatórios semanais, lives e mais.

A Exxon deve utilizar ao menos 18 milhões de metros cúbicos de gás por mês, no acordo que deve ser operado pela Crusoe Energy.

Maior produtora de gás natural do mundo, a Exxon possui produção relevante em países como Argentina, Nigéria e Guiana, que segundo a empresa podem eventualmente adotar a mesma prática.

A mineração de cripto gerou $15,3 bilhões ao longo de 2021.

Proof-of-work

A mineração de cripto é o processo de utilização de poder computacional para prover segurança e validação das redes.

A despeito das críticas em torno do processo, pela consumo elevado de energia, a mineração de Bitcoin tem se beneficiado de excedentes de energia que de outra forma seriam desperdiçadas.

Ao todo, a rede bitcoin utiliza 74% de energias renováveis.

O que é o Bitcoin?

O Bitcoin é a primeira e maior criptomoeda do sistema financeiro global e traz consigo uma estrutura caracterizada principalmente pela sua altíssima complexidade. Mesmo assim, entender o Bitcoin e seus propósitos não é uma tarefa difícil.

De forma simples, o Bitcoin nada mais é do que um protocolo que fornece a possibilidade de criação de uma carteira digital que move dinheiro de forma totalmente virtual. 

A partir dele, você pode armazenar e transacionar valor de forma ponto a ponto (P2P), sem a necessidade de terceiros para auxiliar na realização da transação, como ocorre no mundo financeiro tradicional. 

A essência da rede se dá pela sua descentralização e por ser um código aberto, qualquer pessoa pode ter acesso ao livro razão do Bitcoin, onde todos os saldos de todos os endereços da rede constam (de forma totalmente criptografada). 

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas