Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Cripto 101

Entenda de uma vez por todas a mineração de criptomoedas

Sendo uma noção pouco compreendida fora da esfera das cripto, o processo de mineração de criptomoedas é muito mais simples do que se imagina.

O termo mineração de criptomoedas é muito utilizado mundo afora para denominar uma das etapas essenciais para a validação de transações da rede, mas a noção do termo comum acaba deixando a compreensão da etapa um pouco mais complicada.

Para entender a mineração em si, precisamos entender brevemente como o Bitcoin funciona, ou melhor, como ele se diferencia dos sistemas tradicionais de pagamentos.

O ponto central de uma transação do Bitcoin é a exclusão da participação de um terceiro, ao contrário do sistema financeiro tradicional, onde instituições e sistemas como PayPal e PIX centralizam a execução de toda a transação.

Para que não haja a participação de uma instituição centralizadora e a transação ocorra de um ponto ao outro (P2P), a rede do Bitcoin utiliza um mecanismo de validação de transações. Em troca da confiança de terceiros, a rede de bitcoin utiliza um complexo sistema chamado PoW.

De forma simples, são impostos diversos problemas matemáticos de complexa resolução para serem resolvidos por uma rede de computadores destinados. 

Com o protocolo de Proof of Work, esses problemas são resolvidos e verificados por GPUS especializadas, e apenas quando as respostas corretas forem identificadas a transação é verificada e registrada na blockchain do Bitcoin.

O protocolo compõe uma barreira cibernética contra possíveis fraudes e ataques à rede, compondo uma parte vital para o funcionamento da moeda.

Como recompensa ao poder computacional despendido, os endereços participantes do processo de validação (popularmente chamados de mineradores) recebem novas moedas pré-emitidas.

A recompensa é fixa e faz parte de uma Progressão Geométrica de razão 0.5, ou seja, a cada 210 mil blocos verificados a recompensa em bitcoins cai pela metade, caracterizando o evento que é chamado de halving. 

Dessa forma, a mineração de criptomoedas, especialmente bitcoins, basicamente converte energia em novas moedas pré-emitidas. 

Clique aqui e inscreva-se agora em nosso canal do YouTube e fique por dentro das últimas novidades em cripto.


Warren Buffett sorteia Bitcoin no TikTok, mas óbvio que é golpe com DeepFake Brasil quer cobrar direito autoral da Amazon pelo uso do nome Há 10 anos, um universitário recebeu 22 Bitcoins após viralizar na TV Golpistas usam deepfake do Elon Musk para pedir doações em cripto; e conseguiram US$165 mil MPSC Bloqueia R$27,4 Milhões de Empresa Suspeita de Pirâmide Financeira