Artigo

Imagem: Davidstan

Tudo que você precisa saber a nova atualização do Bitcoin


Por Hugo Montan
novembro 21, 2021

[post-views]

Taproot é a mais nova atualização a ser aplicada na rede do Bitcoin, sendo a alteração mais significativa dos últimos 4 anos, aqui está tudo que você precisa saber sobre a nova mudança:

Nos últimos dias a rede do Bitcoin implementou a sua nova grande atualização, nomeada como Taproot pelos desenvolvedores, essa é a primeira grande atualização da rede nos últimos 4 anos e traz respostas a diversas demandas dos usuários da rede.

O upgrade visa melhorar vários pontos, com relevância a eficiência das transações, tanto em velocidade quanto em custo. Ele também significa a evolução da privacidade da rede e a expansão de utilidades da rede, desbloqueando o potencial para os tão requisitados Smart Contracts. 

  • PONTOS CHAVES:
    – O Taproot, uma das atualizações mais esperadas da rede do Bitcoin foi implementada nesta semana.
    – Modificando e substituindo algumas engrenagens do motor do sistema, a atualização teve ampla aceitação pela comunidade.
    – Seus efeitos atuam diretamente a favor da redução de tempo e custo das transações, além de abrir uma nova gama de aplicações. 

O que muda efetivamente:

Grande parte da atualização diz a respeito da reforma no campo das assinaturas digitais, que são análogas a uma biometria que um indivíduo registra em uma transação. 

Atualmente o Bitcoin usa um algoritmo chamado de “Elliptic Curve Digital Signature”, que cria uma chave privada controladora da carteira, garantindo que o Bitcoin só possa ser transacionado pelo proprietário legítimo. 

O Taproot adiciona um sistema conhecido como assinaturas Schnorr, que substituí o sistema anterior com várias assinaturas ilegíveis. O fato não torna o anonimato individual maior, mas torna transações simples indistinguíveis daquelas mais complexas e compostas por várias assinaturas. 

Uma das propriedades das assinaturas Schnorr é a linearidade, que em outras palavras, permite que você use uma soma de chaves públicas para assinar uma soma de assinaturas. Assim, várias transações Bitcoin podem ser verificadas rapidamente em lotes, em vez de serem avaliadas como uma única transação por vez. 

Escalabilidade e DeFi: 

Para desenvolvedores, o Taproot é um grande marco devido a possibilidade da implementação de contratos inteligentes na blockchain, o que abre gama para a criação de aplicativos que excluem a participação de terceiros nos mais diversos âmbitos. 

Dessa forma, a rede do Bitcoin passa a ser um player do mercado de Finanças Descentralizadas (DeFi), sendo um grande ponto para a questionada “escalabilidade” do Bitcoin, que se refere a capacidade de evoluir o custo, eficiência e aplicações do ativo para as mais diversas aplicações. 


Você pode curtir também ler estes textos aqui:

COM 4 EM CADA 10 HABITANTES NA POBREZA, ARGENTINA SE ENCAMINHA PARA O 11° CALOTE

ESTÚDIO DE PULP FICTION PROCESSA TARANTINO POR LANÇAR NFTS DO FILME

cool good eh love2 cute confused notgood numb disgusting fail