Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Economia

Como a BYD se tornou a maior montadora de carros elétricos do mundo

A BYD vendeu 42.000 carros a mais do que sua rival americana, Tesla, no ano passado.

Wang Chuanfu cresceu órfão em uma das regiões mais pobres da China e agora é um dos homens mais ricos do país. Além disso, sua empresa, BYD, ultrapassou a Tesla em vendas globais de veículos elétricos (EV), e se tornou a maior montadora de EV do mundo.

Para dimensionar a ordem de grandeza, a BYD vendeu 42.000 carros a mais do que sua rival americana no ano passado. Contudo, antes de olhar o sucesso da empresa, é preciso entender de onde veio seu fundador. Chuanfu não foi filho de sul-africanos ricos. Ele é nascido em 1966 na província agrícola de Anhui, no leste da China.

Embarque em mais de 150 horas de conteúdo exclusivo sobre o universo das criptomoedas e blockchain na Plataforma BlockTrends.

Na realidade, foi criado por seus irmãos mais velhos após a morte de seus pais, que eram agricultores de arroz. Ele ganhou uma bolsa de estudos para estudar química na Universidade Central do Sul e depois obteve um mestrado em tecnologia de baterias no Instituto de Pesquisa Geral de Metais Não Ferrosos de Pequim.

Após alguns anos como pesquisador governamental, Chuanfu mudou-se para Shenzhen, um centro de inovação em expansão na época. Lá, aos 29 anos, ele e seu primo, Lu Xiangyang, fundaram uma empresa de fabricação de baterias para celulares chamada BYD. A empresa rapidamente dominou o mercado de baterias recarregáveis. Assim, atendendo clientes como Motorola, Nokia, Sony Ericsson e Samsung.

IPO da BYD

Não demorou muito até que, em 2002, a BYD entrou na bolsa de valores de Hong Kong. Na época, a empresa já era a maior produtora de baterias recarregáveis ​​da China. Portanto, foi em 2003 que a empresa entrou de cabeça no mundo da montagem de carros.

Neste ano, Chuanfu comprou a fabricante de carros estatal falida Tsinchuan Automobile e a renomeou para BYD Auto. Contudo, as ações despencaram. Wang viu na indústria automobilística uma possível saída para suas baterias.

Mas os acionistas discordaram, especialmente porque os planos não tinham sido divulgados no prospecto da empresa. O jogo seguiu, e em 2005, a BYD lançou o sedã F3, que se assemelhava ao Toyota Corolla e liderou as vendas na China no final da década. Tratou-se do primeiro modelo desenvolvido pela própria montadora, marcando uma era.

Em 2008, a Berkshire Hathaway,m De Warren Buffett, investiu US$ 232 milhões para adquirir 225 milhões de ações da BYD e pagou cerca de US$ 1 por cada papel. A pessoa que convenceu Buffet a investir na chinesa foi seu braço direito Charlie Munger, falecido ano passado.

Diferentemente do seu concorrente ao posto de homem mais rico da China, Jack Ma, Chuanfu manteve-se fora dos holofotes, algo bastante interessante.. Após um leve declínio nas vendas, a BYD voltou aos trilhos, ganhando contratos de transporte público em cidades chinesas e internacionais.

Rivalidade com a Tesla

Embora a Tesla de Elon Musk tenha zombado dos carros da BYD em uma entrevista de 2011, a BYD agora ultrapassou a montadora americana. Chuanfu vale US$ 14,8 bilhões, de acordo com o Índice de Bilionários da Bloomberg.

A BYD agora mira mercados fora da China, com planos de construir sua primeira fábrica europeia na Hungria. A empresa deseja uma participação de 10% no mercado global de EV, excluindo os EUA e a Europa. Por fim, a BYD diz ter grandes planos no Brasil. Nesse sentido, já anunciou que irá aumentar o investimento no país. A empresa de Chuanfu começou a instalar fábrica em Camaçari, na Bahia. A previsão é que a planta produza 150 mil carros por ano inicialmente.

Além do país tupiniquim, a BYD também está expandindo a produção no exterior com uma fábrica sendo construída na Tailândia. Em dezembro de 2023, a BYD também anunciou uma importante fábrica de veículos elétricos para passageiros na Hungria, permitindo à BYD aproveitar os subsídios na UE.

A França, por exemplo, acabou de acabar com os subsídios aos EV fabricados fora da Europa. Isso afeta a BYD, mas não a Tesla, que constrói o Modelo Y em Berlim. No entanto, isso impactaria o Modelo 3 fabricado na China.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas



Ex-CEO da Binance pode ser condenado a 3 anos de prisão (não 4), e pede desculpas Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin, desapareceu há exatos 13 anos Google é forçado a desincentivar novos candidatos políticos Magic Eden adiciona suporte para Runes do Bitcoin Dona da CazéTV agora pertence à XP Inc e vai expandir globalmente