Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Investimentos

O professor de inglês na China que tornou-se o homem mais rico do país; a história de Jack Ma

Autodidata em programação e computação, Ma desenvolveu habilidades que foram fundamentais para o estabelecimento de suas futuras empresas.

Jack Ma é nascido em 1964 em Hangzhou, China. Nesse sentido, Jack Ma cresceu durante a reforma econômica chinesa. Portanto, a época em que nasceu também colaborou bastante, já que abriu caminho para a criação de empresas privadas.

Contudo, ele começou sua carreira como professor de inglês e, durante uma viagem aos Estados Unidos, teve seu primeiro contato com a internet. Portanto, foi nesse momento que despertou seu interesse pelo potencial da tecnologia no empreendedorismo.

Hoje, Jack Ma é um renomado empresário chinês e fundador do Alibaba Group. Além disso, o empresário é um dos homens mais ricos do país. Seu nome de batismo, na realidade, é Ma Yún. Ele adotou o nome Jack Ma como sugestão de um turista dos Estados Unidos, na época em que atuava como guia na China.

Ma é uma figura central no mundo do comércio eletrônico, e bastante excêntrico. Ele se formou em Artes e Ciências no Hangzhou Teacher’s Institute, mas não possui formação formal em engenharia ou computação. A parte do excentrico pode ser explicada após ter performado aos seus funcionários uma cena de Rei Leão.

Autodidata em programação e computação, Ma desenvolveu habilidades que foram fundamentais para o estabelecimento de suas futuras empresas. Antes disso, o atual bilionário recebeu diversos “nãos”.

Após a graduação, ele teve todas as tentativas de emprego negadas. Incluindo para trabalhar no KFC, conforme ele mesmo conta. De acordo com Ma, a rejeição serviu para blindá-lo.

Antes de fundar o Alibaba, Ma liderou várias empresas, incluindo a China Yellow Pages. Essas empresas, apesar de não terem sido bem-sucedidas, proporcionaram a Jack Ma experiência valiosa no mundo dos negócios e do comércio eletrônico.

Jack Ma e o Alibaba Group

O Alibaba Group, fundado por Ma em 1999, começou como um site para pequenos negócios e cresceu para se tornar uma das maiores empresas de comércio eletrônico do mundo. Na época, ele se demitiu de um emprego no ministério de comércio exterior da China. Especializada em mercado business-to-business, a Alibaba nasceu em seu próprio apartamento.

A estratégia da empresa de focar no mercado chinês permitiu que ela se destacasse em um mercado altamente competitivo. Em 2014, o Alibaba realizou uma oferta pública inicial (IPO) na Bolsa de Valores de Nova York, arrecadando US$ 25 bilhões, a maior oferta pública inicial (IPO) de tecnologia até então.

Além de seu sucesso nos negócios, Jack Ma é um defensor ativo de várias causas, incluindo educação e meio ambiente. Ele fundou a Jack Ma Foundation, focada em promover a educação e o empreendedorismo na China e no mundo.

Críticas ao governo da China

No final de 2020, Ma expressou críticas ao governo chinês, que provocaram uma reação negativa das autoridades do país. Após essas declarações, Ma desapareceu por três meses, gerando especulações e preocupações. Ele reapareceu em janeiro de 2021, adotando uma postura mais neutra em relação ao governo chinês.

Jornalistas relataram que o desaparecimento de Jack Ma teve como objetivo diminuir sua exposição pública e facilitar a reconstrução de uma relação mais harmoniosa com os oficiais do governo chinês.

A estratégia de Jack Ma de se manter afastado dos holofotes durante esse período visou acalmar as tensões com o governo, seguindo suas declarações críticas. Ma também é autor de vários livros, alguns dos quais foram escritos com a ajuda de co-autores. Seus principais livros incluem “Alibaba: The House That Jack Ma Built”, “The Third Node: A Entrepreneur’s Guide to the Internet Age”.

Além de “Jack Ma in His Own Words”, “Alibaba’s World: How a Remarkable Chinese Company is Changing the Face of Global Business” e “The Alibaba Way”.

Além disso, diversos filmes, séries e documentários retrataram a vida e carreira de Jack Ma, incluindo “Crocodile in the Yangtze”, “Jack Ma: The Rise of Alibaba”, “American Factory” e “CODE: Debugging the Gender Gap”. E, por fim, “Akio Morita, The Man Behind the Sony Empire”.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas



Crise diplomática com Israel impacta FAB, agro e energia no Brasil Aos 85 anos, Abílio Diniz ainda inovava e apostou em cripto Apple bloqueia pornografia em Vision Pro e usuários ficam irritadíssimos Analistas aumentam estimativa de lucro do Nubank em 4x e banco sugere “calma” Terceiro homem mais rico do México tem 60% do patrimônio líquido em Bitcoin