Um estudo divulgado pela consultoria Economatica, considerando bancos com ativos acima de $100 bilhões, coloca o Brasil como terra de 4 dos 10 bancos mais rentáveis do planeta.
Por aqui, são 5 os bancos que superam a marca em total de ativos, sendo a Caixa Econômica o único banco dentre os pesquisados a não figurar na lista.
Nos EUA, onde 38 bancos comerciais possuem ativos superiores a essa marca, também estão presentes 4 deles, incluindo o JP Morgan, maior banco do planeta com $3,8 trilhões em ativos.
O ranking elaborado pela consultoria brasileira considera o retorno sobre o patrimônio, chamado de “ROE”.
Na lista, o banco mais rentável do país é o Santander, com 18,9% de margem de lucro, segundo pelo Itaú, com 17,3%, Banco do Brasil com 15,3% e o Bradesco com 15,2%.
O Canadá, que possui 5 bancos com ativos superiores aos $100 bilhões, também emplacou 2 no “top10”.
Na prática, todos os bancos mais rentáveis do planeta se encontram no continente americano.
A rentabilidade dos bancos brasileiros, que historicamente supera a dos americanos, vem diminuindo com o tempo.
Entre 2010 e 2021 o retorno dos bancos brasileiros caiu em média 6,6%, para 16,5%, ainda superior à média americana, que fica entre 8 e 11%, mas em queda.
A concorrência com fintechs e a queda na taxa de juros têm sido apontadas como causadoras das maiores dificuldades do setor bancário por aqui.
Ainda assim, a concentração do setor permanece elevada, com novos bancos tendo dificuldades em penetrar no mercado.
O caso do Santander, que adquiriu o controle do Banespa em meio a privatizações, permanece único, com outros bancos estrangeiros tendo dificuldade em operar no país, a despeito dos elevados retornos do setor.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com