Investimentos

Em um mês Nubank perde um terço do valor de mercado

Após protagonizar o 5º maior IPO de 2021, a Fintech brasileira viu suas ações se desvalorizarem em ⅓ do valor.

Tendo causado barulho ao ver seu valor de mercado atingir $52 bilhões durante o IPO (Oferta Inicial de Ações), o Nubank passa agora por uma nova fase, com muitos investidores questionando os fundamentos da companhia. Neste momento, o mesmo NU é avaliado em $37,5 bilhões.

A perda do posto de banco mais valioso da América Latina é um detalhe diante dos pontos que a Fintech precisa provar ao mercado para justificar sua avaliação.

Graças a um crescimento explosivo na base de usuários, que atingiu 42 milhões de clientes, além de avaliações positivas de usuários em métricas como a NPS, na qual o Nubank é o banco mais bem avaliado do país, o NU ainda pena para rentabilizar seus usuários.

Um exemplo recente foi o lançamento dos fundos por parte da Nu Invest, os 3 modelos (conservador, moderado e arrojado). se tornaram rapidamente os maiores fundos de investimento do país, somando 436 mil cotistas, ainda assim, em Patrimônio Líquido, os fundos ainda custam a ultrapassar a barreira dos R$100 milhões.

Em suma, o mercado reconhece a capacidade do Nu de agregar clientes, mas ainda vê de maneira cética a rentabilização deste cliente.

Na última sexta-feira (14), o Nubank foi ultrapassado pelo Itaú, o banco das famílias Setubal, Villela e Moreira Salles, que em 2021 apresentou um lucro de R$23 bilhões, ou quase a totalidade dos ativos administrados pelo Nubank. O Itaú seguiu na contramão do Nubank apresentando uma alta de 9,5% desde dezembro, o que faz o banco ser avaliado hoje em $42 bilhões.

Ainda assim, o Nubank possui alguns trunfos para mostrar ao mercado, como sua operação de seguros, e a própria Nu Invest, que se ainda não atingiu ativos consideráveis, já é uma das gestoras com maior potencial nos próximos anos.

O banco, ou fintech como diz a legislação, tem buscado expandir suas receitas para além da área de cartões que lhe deu origem, chamando atenção de gigantes como a Berkshire Hattaway, de Warren Buffett, um conglomerado avaliado em $700 bilhões, e que reforçou sua posição no banco em meio ao IPO.

Os resultados do Nubank em 2021 ainda não foram divulgados, mas devem chamar atenção do mercado por se tratar da primeira conferência de resultados enquanto empresa pública. Pela primeira vez o banco deverá responder questões de investidores e ajudar a aplacar dúvidas.

Notícias relacionadas

Quer aprender a investir em criptoativos na bolsa, de forma prática e inteligente? Nós preparamos um curso gratuito com o passo a passo. Clique aqui para acessar.
Problemas de liquidez afetam 4 plataformas cripto Torcidas brasileiras de futebol irritam jornais argentinos com piada Quanto ganham os executivos de empresas estatais 5 bancos que já revisaram o PIB brasileiro para cima em 2022 Como era o Brasil no ano da conquista do penta