A rede Blockchain X foi oficialmente ao ar para o público geral nesta terça-feira (16). Contudo, ao contrário do que alguns pensam, a blockchain não tem relação com Elon Musk, mas com a corretora de criptomoedas OKX.
Anteriormente, a solução de escalabilidade passou por fase de testes em sua rede de teste (testnet), em meados de novembro de 2023. A rede da blockchain X, da OKX é uma rede de segunda camada, adjacente à Ethereum.
Vale dizer que, o movimento de corretoras centralizada lançarem suas próprias redes blockchains não é de hoje. Antes da OKX lançar a X, a Coinbase já tinha a Base, também uma rede de segunda camada da Ethereum. Além dela, anos antes, a Binance lançava sua rede Binance Smart Chain, que hoje chama-se BNB Chain.
Haider Rafique, Diretor de Marketing da OKX, explicou que a empresa construiu sua rede layer-2 porque acredita que “a melhor maneira de alcançar a adoção em massa é ajudar a escalar a maior comunidade existente de Web3, o Ethereum, em vez de competir com ela.”
Como resultado, a empresa pretende alavancar as comunidades de Polygon e Ethereum para trazer seus 50 milhões de usuários para o blockchain. X Layer é uma rede Ethereum-based Zero Knowledge (ZK) Layer-2 altamente performática e segura.
A plataforma já desfruta de certo nível de adoção, com mais de 200 aplicações descentralizadas, incluindo nomes famosos como Etherfi, Chainlink, Curve Finance, Eigen Layer e Renzo Protocol, construindo sobre ela.
Além disso, o token nativo da exchange, OKB, será utilizado para pagamentos de taxas na rede layer-2. O lançamento dessa mainnet desencadeou um aumento positivo no valor do OKB, registrando uma alta de 5%, apesar da tendência de baixa do mercado que afeta os ativos digitais de grande capitalização.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com