A Ucrânia está ativamente testando o drone autônomo de IA Saker Scout, que tem a capacidade de reconhecer e mirar independentemente em objetos militares. Este drone pode funcionar tanto manualmente quanto de forma autônoma. Relatórios sugerem que a Ucrânia está utilizando o modo autônomo, mas em uma escala limitada.
Após a invasão russa, a empresa ucraniana Saker redirecionou seu foco para a criação de drones militares controlados por IA. Seu drone, o Saker Scout, possui a habilidade de distinguir 64 diferentes objetos militares.
O conflito em curso na Ucrânia serviu como um campo de testes prático para armas autônomas e tecnologias impulsionadas por IA. O exército ucraniano emprega vários drones, incluindo o Bayraktar TB-2 turco e outros drones civis, para operações de reconhecimento e combate.
De acordo com a New Scientist, a Ucrânia está usando o drone em modo de ataque autônomo: é o primeiro uso confirmado de um “robô assassino”, diz o site. Até o momento, não houve vítimas confirmadas pelo uso do drone.
O drone ataca apenas objetos como tanques, não pessoas. No entanto, as explosões podem matar pessoas sem que um humano dê uma ordem de morte primeiro, de acordo com a New Scientist. Até o momento, não houve vítimas confirmadas pelo uso do drone.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com