Segundo dados fornecidos pelo Coingecko, a USD Coin, stablecoin lastreada em dólar criada pela Coinbase e The Circle, tem saído como a maior vencedora após a queda da Luna. A stablecoin, que já era a segunda maior da indústria, saiu de uma participação de mercado de 27,1% há um mês para 33,6% hoje.
A TerraUSD, stable do ecossistema Terra Luna, saiu de um market share de 9,7% em abril para 0,4% agora em maio, uma queda decorrente de toda fragmentação e colapso do ecossistema Terra/Luna.
A Binance USD (BUSD) também saiu como grande beneficiada da derrocada do ecossistema Luna. A stable, que possuía um market share de 9,5% em abril, possui atualmente uma participação de mercado de 11,8%.
Apesar do crescimento das stablecoins da Binance e da Coinbase, o Tether, stable da Bitfinex, permanece como a maior do mercado. No entanto, se a stable detinha 61,4% do mercado há um ano, possui “apenas” uma participação de 47,2% atualmente.
Vale pontuar que o estudo se debruça apenas sobre as 5 maiores stablecoins em abril de 2022 e descobre o market share ao compilar o valor de mercado de cada uma das criptos em 05/21, 04/22 e 05/22.
Explicando o colapso da Luna
Para entender como o colapso da Luna ocorreu, é necessário entender previamente o funcionamento por trás do sistema.
O protocolo consiste em dois tokens principais: Terra (UST) e Luna (LUNA).
Luna é o token utilizado para o UST atingir sua paridade com o dólar, se o preço do UST ultrapassar $1, $1 de Luna pode ser queimado e resgatado em UST, com o usuário realizando o lucro sobre a operação.
O exemplo também serve para a operação inversa, se o preço de UST cair, usuários podem trocar 1 UST por $1 em Luna.
E esse foi exatamente o caso presenciado nos últimos dias, o token UST perdeu sua paridade com dólar, e cada vez mais usuários passaram a trocar 1 UST por $1 em Luna, mesmo que o UST não valesse de fato $1.
A cada operação que transforma UST em Luna, tokens Luna são impressos e adicionados à oferta total.
A quantidade gigantesca de token Luna que foi despejada no mercado fez com que o token inevitavelmente desabasse, conduzindo-o para o colapso.
No dia de ontem (11), a oferta de tokens Luna disponível no mercado era de 2,59B de unidades, já hoje (12), esse número cresceu para mais de 40B, um crescimento de cerca de 1500% nas últimas 24 horas.
No mês, o crescimento excede a casa dos 5700%.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com