O presidente russo, Vladimir Putin, assinou uma lei sobre a introdução do rublo digital e a criação de uma plataforma eletrônica. Nesse sentido, o país se prepara para transacionar a CBDC, segundo noticiou o jornal News Rússia nesta segunda-feira (24).
No Brasil, a CBDC brasileira ainda está em fase de testes, que deve se estender até 2024. Contudo, outros países estão estudando lançar suas próprias moedas digitais. A única já lançada foi a da Nigéria, a e-Naira. Contudo, entre os países mais avançados está a moeda do Reino Unido (digital pound). Empatado com ele, estão as CBDC da Rússia, Brasil, Tailândia e Malásia, segundo o site CBDC Tracker. O Equador e o Quênia cancelaram seus projetos.
Rublo digital tem sinal verde
Na Rússia, a lei entrará em vigor em 1º de agosto de 2023, e eles descrevem o rublo digital como uma “forma adicional da moeda nacional russa, que será emitida junto com as formas de dinheiro já existentes”.
Assim, o rublo russo agora terá três formas: dinheiro, não dinheiro e digital. Será possível realizar transações com o novo formato monetário utilizando a plataforma digital rublo, um sistema de informação especial, cujo operador, segundo a lei, é o Banco da Rússia.
Dessa forma, o documento classifica os rublos digitais como fundos não monetários que as pessoas armazenarão em carteiras eletrônicas. O projeto de lei prevê a possibilidade de deixar o rublo digital como herança, bem como a divisão de bens em caso de divórcio.
Anteriormente, Nikolai Golovetsky, reitor da Faculdade de Economia e Administração da Seção Regional de Moscou da RANEPA, disse que com o rublo digital será possível fazer pagamentos remotos online da mesma forma que por transferência bancária. Mas o digital rublo pode ser usado offline na ausência da Internet.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com