O Governo Federal anunciou que emitiu mais de 1 milhão de novos documentos da nova versão do RG. O documento de identificação agora utiliza a tecnologia blockchain para verificar informações.
Segundo revelou Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão, o sistema agora valida diretamente as informações do novo RG com a Receita Federal, utilizando o sistema em blockchain do b-Cadastro, baseado no Hyperledger.
O uso dessa tecnologia visa prevenir fraudes e facilitar a integração dos sistemas e dados, uma vez que os RGs são emitidos pelas Secretarias de Segurança Pública (SSP) de cada Estado, enquanto o CPF é emitido pela Receita Federal.
“Estamos atingindo 1 milhão de emissões, com 12 estados integrados. Vamos mudar a estrutura, com o CPF como login único. E vamos sair de uma solução de comunicação via API por uma solução de blockchain com o Serpro como parceiro. Isso permitirá uma maior celeridade na troca de informações e de atualização da situação do CPF”, disse o secretário ao CDTV.
Além disso, o secretário destacou na entrevista ao CDTV que o projeto da nova identidade é central na estratégia de governo digital e que cada brasileiro receberá um ‘token de identificação’ que será sua chave de acesso aos serviços do governo.
“Queremos entregar a cada cidadão brasileiro um token de identificação, conectado com o Gov.br, onde possa estar exercendo seu direito, perfeitamente identificada”, afirmou. A ideia é fomentar a plataforma do GOV com um único login. Desse modo, o usuário poderá ter acesso a diferentes serviços públicos como a conta do INSS, carteira de trabalho etc.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com