Diego Correia, gestor da área de investimentos internacionais da XP, confirmou em entrevista à Infomoney uma expectativa recente do mercado, a de maior busca de investidores por ativos no exterior.
Segundo Correia, a busca tem dobrado a cada 10 a 15 dias, desde Novembro, o mês após as eleições.
Por se tratar de uma empresa listada em bolsa, nos EUA, a XP não pode confirmar números de captações ou clientes, mas outras empresas têm mencionado uma procura também elevada.
A Avenue, uma das pioneiras na facilitação de investimentos de brasileiros no exterior, menciona que sua captação mensal atingiu R$1 bilhão em 30 dias pela primeira vez na história.
Segundo analistas, a perspectiva de piora no cenário fiscal brasileiro em 2023 é uma das motivações da alta demanda de investidores brasileiros por outros mercados.
Tendo atingido seu pico em dólar em maio de 2008, o Ibovespa tende a completar 15 anos abaixo da máxima em 2023.
Os brasileiros de primeira viagem, porém, não devem encontrar um cenário fácil lá fora. A alta de juros nos EUA é até o momento, o principal motor de quedas expressivas no mercado, em especial de tecnologia. Empresas estrelas da bolsa como Facebook, Amazon e Tesla, estão em queda acentuada no ano.
No mercado cripto, onde a prática é mais comum, dadas as facilidades de stablecoins, o investimento também tem crescido. Segundo dados do Banco Central brasileiro, investidores locais compraram R$43 bilhões a mais do que venderam neste ano, elevando as posições em carteira, que somam quantias superiores a investimentos mais tradicionais, como ações.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com