Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Economia

Previsões do PIB em 2022 saíram de 0,3% em janeiro para 2,7% em setembro

A retomada da economia brasileira aos níveis pré-pandemia tem se consolidado.

A análise dos principais bancos de investimento do país no final de 2021, apontava para um cenário bastante ruim, com determinados bancos chegando a prever retração no PIB. 

Na média, os bancos previam que o país cresceria 0,3% em 2022. 

Faça parte da Comunidade BLOCKTRENDS PRO e lucre em cripto com relatórios semanais, análises diárias, sinais e lives exclusivas.

Uma série de fatores, como uma melhor retomada da economia em relação à pandemia, um mercado de trabalho mais agitado e um aumento de preços dos principais produtos exportados pelo país, fez o cenário se reverter. 

O PIB brasileiro hoje deve crescer 2,7%, um número que apesar de baixo, fica acima do chamado “crescimento natural”, que se dá pela soma de produtividade e demografia.

Os dados envolvendo investimentos por sua vez, apontam para um caminho de alta, com investimentos contratados via concessões e privatizações na ordem de R$800 bilhões até 2030.

São estradas, portos, ferrovias, aeroportos e investimentos no setor elétrico que podem elevar a produtividade média brasileira, ou em outras palavras, a riqueza produzida por cada trabalhador.

Os números apontam ainda que o setor privado tem sido responsável pela maior parte do financiamento dos projetos de infraestrutura, superando uma fase de bancos públicos altamente envolvidos no setor. 

Responsável por 70% do PIB, o setor de serviços tem puxado a alta, com 4,3% de avanço entre Junho de 2021 e junho de 2022. 

O resultado brasileiro neste ano se torna ainda mais impressionante quando se nota uma queda no PIB da agropecuária. Tradicionalmente, o setor possui avanços ou recuos elevados, em função do clima. 

No primeiro semestre deste ano houve um recuo de 1,51% no PIB do setor.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas