A análise dos principais bancos de investimento do país no final de 2021, apontava para um cenário bastante ruim, com determinados bancos chegando a prever retração no PIB.
Na média, os bancos previam que o país cresceria 0,3% em 2022.
Uma série de fatores, como uma melhor retomada da economia em relação à pandemia, um mercado de trabalho mais agitado e um aumento de preços dos principais produtos exportados pelo país, fez o cenário se reverter.
Os dados envolvendo investimentos por sua vez, apontam para um caminho de alta, com investimentos contratados via concessões e privatizações na ordem de R$800 bilhões até 2030.
São estradas, portos, ferrovias, aeroportos e investimentos no setor elétrico que podem elevar a produtividade média brasileira, ou em outras palavras, a riqueza produzida por cada trabalhador.
Os números apontam ainda que o setor privado tem sido responsável pela maior parte do financiamento dos projetos de infraestrutura, superando uma fase de bancos públicos altamente envolvidos no setor.
O resultado brasileiro neste ano se torna ainda mais impressionante quando se nota uma queda no PIB da agropecuária. Tradicionalmente, o setor possui avanços ou recuos elevados, em função do clima.
No primeiro semestre deste ano houve um recuo de 1,51% no PIB do setor.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com