Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Economia

PIB brasileiro em 2024 deve ser igual ao de 2013

Maior otimismo com a economia brasileira em 2022 antecipa a retomada do PIB para níveis pré-crise.

A projeção por parte do economista-chefe da Austin Rights com base no Boletim Focus, que reúne as principais expectativas do mercado na economia, aponta que o nível de produção de riqueza no país em 2024 deverá, enfim, voltar ao que era em 2013.

O fato deve marcar o fim de uma década perdida na economia brasileira após duas recessões, a grande depressão de 2015-16, e a recessão durante a Covid-19.

Entre na comunidade BLOCKTRENDS PRO com 15% OFF e receba +20 cursos, análises diárias, relatórios semanais, lives e mais.

O índice que mede a atividade econômica da economia, segundo o Banco Central, está hoje em 145,5, abaixo portanto da máxima histórica em 148,7 atingida em dezembro de 2013.

A estimativa da agência de risco americana se dá em um cenário conservador, tanto para 2022 quanto para 2023.

Neste ano a perspectiva é que o PIB brasileiro cresça 2,65%, além de outros 0,5% em 2023.

Os dados sobre 2022, porém, podem ser mais otimistas. Há análises que preveem um resultado superior a 3% neste ano.

O PIB brasileiro, que começou o ano com perspectiva em torno de 1%, surpreendeu o mercado nos últimos meses. A expectativa, entretanto, é que a desaceleração da economia chinesa acabe pesando por aqui, uma vez que reduz a demanda das exportações brasileiras em alimentos e minérios.

Outros indicadores como desemprego também têm ajudado a melhorar o otimismo com a economia. A taxa fechou Julho em 9,1%, a menor desde 2015. A expectativa do governo é que deva fechar o ano em 8%.

O PIB per capita brasileiro, porém, segue abaixo do que era em 2013.

Já pensou em aprender tudo sobre o mercado cripto? Só com o Criptomasterclass você pode aprender sobre bitcoin, Ethereum e NFTs. Um curso completo, feito te transformar em um especialista cripto. Garanta já sua vaga.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas