A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) está examinando comunicações internas do CEO da OpenAI, Sam Altman. Nesse sentido, a aproximação do regulador faz parte de uma investigação para determinar se os investidores da empresa foram induzidos ao erro, conforme relatado pelo Wall Street Journal.
O regulador tem solicitado registros internos de atuais e ex-oficiais e diretores da criadora do ChatGPT. Além disso, enviou uma intimação à empresa em dezembro, segundo pessoas familiarizadas com o assunto. Essa ação ocorreu após a decisão do conselho da OpenAI, em novembro, de demitir Altman do cargo de CEO e removê-lo do conselho.
Na época, o conselho da startup sem fins lucrativos afirmou que “concluiu que ele não foi consistentemente sincero em suas comunicações com o conselho. Desse modo, dificultando sua capacidade de exercer suas responsabilidades.”
Altman reassumiu o cargo de CEO poucos dias após sua demissão, com a OpenAI também revelando um novo conselho inicial com o ex-co-CEO da Salesforce, Bret Taylor, como presidente. Oficiais da SEC em Nova York solicitaram que alguns executivos seniores da OpenAI preservassem documentos internos enquanto conduzem a investigação, segundo o WSJ.
A investigação surge enquanto Altman supostamente está em negociações para arrecadar bilhões de dólares. O levantamento de capital refere-se à um investimento em um empreendimento de chips para expandir sua capacidade de alimentar a IA, entre outras coisas.
A OpenAI também concluiu recentemente um acordo que avalia a startup apoiada pela Microsoft em US$ 80 bilhões ou mais, conforme relatado pelo New York Times no início deste mês.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com