A partir de março, o Telegram anunciou que irá começar a compartilhar a receita de anúncios com os proprietários de canais, assim como faz o X (antigo twitter). A informação veio pelo próprio fundador do aplicativo, Pavel Durov, em uma transmissão em seu canal oficial. Os canais são fluxos unidirecionais onde o criador do canal pode postar conteúdo que um número ilimitado de usuários pode assinar.
Nesse sentido, os proprietários dos canais receberão 50% da receita de anúncios. Contudo, ao contrário do X, os pagamentos vão cair direto no seu blockchain, criada pela mesma empresa do aplicativo, a The Open Network (TON).
A rede blockchain é mantida inteiramente por desenvolvedores independentes desde 2020. Em julho de 2023, o Telegram reportou ter 800 milhões de usuários mensais. O token nativo da rede TON, disparou quase 40%, ultrapassando US$ 2,92 após o anúncio.
Uma mensagem enviada ao canal oficial de solicitações de mídia do Telegram não confirmou imediatamente a postagem de Durov. Anteriormente, o Telegram havia anunciado planos de compartilhar receitas com certos proprietários de canais, conforme mostrado em seu site.
“Os canais de transmissão no Telegram geram 1 trilhão de visualizações mensais. Atualmente, apenas 10% dessas visualizações são monetizadas com Anúncios do Telegram. Uma ferramenta de promoção projetada com a privacidade em mente”, escreveu Durov em seu canal.
“Em março, a Plataforma de Anúncios do Telegram será oficialmente aberta a todos os anunciantes em quase cem novos países. Os proprietários de canais nesses países começarão a receber 50% de qualquer receita que o Telegram faça exibindo anúncios em seus canais.”
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