Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

Novo governo da Argentina oficializa uso do Bitcoin como moeda para contratos

De acordo com a ministra das Relações Exteriores da Argentina, o Bitcoin poderá ser utilizado legalmente para firmar contratos no país.

O governo da Argentina, liderado pelo novo presidente Javier Milei, deu um passo significativo na adoção de criptomoedas ao anunciar que aceitará o Bitcoin para acordos contratuais. A ministra das Relações Exteriores, Diana Mondino, confirmou essa decisão em uma publicação no X (anteriormente conhecido como Twitter). Assim, destacou a disposição do governo em aceitar e formalizar contratos denominados em Bitcoin.

Essa medida segue uma série de iniciativas para desregulamentar a economia argentina. Dessa forma, incluindo a eliminação ou alteração de mais de 300 regras por decreto presidencial, abrangendo práticas de aluguel e trabalho.

Embarque em mais de 150 horas de conteúdo exclusivo sobre o universo das criptomoedas e blockchain na Plataforma BlockTrends.

Mondino afirmou que na Argentina, os contratos podem ser acordados em Bitcoin, bem como em outras criptomoedas ou em espécies, como quilos de carne ou litros de leite. Ela citou o Artigo 766, que estabelece que o devedor deve entregar a quantia correspondente da moeda designada. Portanto, poderá ser utilizado independentemente de ser ou não moeda de curso legal na República.

Perspectivas de Milei sobre o Bitcoin

Durante sua campanha presidencial, Milei fez comentários positivos sobre o Bitcoin. No qual, descreveu o banco central como uma fraude e um mecanismo pelo qual os políticos enganam as pessoas com impostos inflacionários. Ele destacou que o Bitcoin representa o retorno do dinheiro ao seu criador original, o setor privado. Assim como, também impede que os políticos roubem por meio da inflação.

Embora Mondino ainda não tenha delineado os detalhes finos sobre a implementação e nuances legais, a decisão marca um passo crucial para legitimar o Bitcoin como um meio reconhecido de conduzir acordos formais. A economia da Argentina, a terceira maior da América Latina, enfrenta desafios significativos, com inflação ultrapassando 160% ao ano e 40% da população vivendo na pobreza.

Este movimento da Argentina em direção à adoção do Bitcoin em contratos formais é um desenvolvimento notável no cenário global de criptomoedas. Desse modo, potencialmente abrindo caminho para uma maior aceitação e uso de criptoativos em transações oficiais e acordos governamentais.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas



Ex-CEO da Binance pode ser condenado a 3 anos de prisão (não 4), e pede desculpas Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin, desapareceu há exatos 13 anos Google é forçado a desincentivar novos candidatos políticos Magic Eden adiciona suporte para Runes do Bitcoin Dona da CazéTV agora pertence à XP Inc e vai expandir globalmente