No início deste mês, Elon Musk, proprietário da Tesla, SpaceX e X (anteriormente Twitter), sugeriu que estaria interessado em adquirir a Disney. A possível indireta ocorreu durante a estreia do curta “Lola”, co-dirigido pela atriz Nicola Peltz.
“Estou apenas aqui com amigos… Pensando em quais empresas adquirir”, declarou o bilionário em entrevista à FabTV, estando ao lado de Nelson Peltz, pai de Nicola e um dos maiores acionistas da Disney. Além disso, um crítico da gestão da empresa sob a liderança do CEO Bob Iger. Peltz e seu fundo de hedge, Trian Fund Management, têm ativamente buscado influenciar os negócios da Disney e sua relação com investidores.
A presença de Musk no evento, ao lado de Peltz, intensificou os rumores de que ambos poderiam estar colaborando nesse empreendimento. Iger e Musk têm enfrentado conflitos desde que a Disney, entre outras empresas, retirou anúncios da rede social X (anteriormente Twitter).
A richa aconteceu devido a postagens acusadas de serem antissemitas feitas por Musk na plataforma. Musk também mencionou que está financiando a ação judicial da atriz Gina Carano contra a Lucasfilms, pertencente à Disney, após sua saída da série Mandalorian.
Musk poderia comprar a Disney?
Até essa quarta-feira (14), a fortuna de Elon Musk é avaliada em US$ 197,5 bilhões pela Forbes, enquanto a Disney encerrou 2023 avaliada em US$ 203,32 bilhões pelo mercado de ações. Embora Musk possua um patrimônio próximo ao valor de mercado da Disney, ele tem menos ativos líquidos disponíveis para uma possível compra da empresa.
A maior parte de sua riqueza está investida em ações das empresas que lidera, tornando improvável a venda de todas as suas participações para adquirir a Disney.
Como alternativas para comprar a Disney, Musk poderia formar um consórcio com outros investidores ou instituições financeiras para compartilhar o custo da aquisição ou obter um empréstimo bilionário. A estratégia foi semelhante a que usou na compra do Twitter na época.
Outro aspecto relevante é que Musk está denunciando uma série de ações que considera racistas dentro da empresa. Por exemplo, o sistema de cotas para “grupos sub representados”. Desse modo, Musk ofereceu-se para ajudar com os custos judiciais de qualquer funcionário que tenha se sentido discriminado pela empresa.
Potencialize sua jornada cripto na OKX. Junte-se a 60 milhões de usuários e acesse bots de trading de alto rendimento. Acesse: okx.com