Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Blockchain

Moeda do Irã é a maior perdedora do final de semana, e retorna ao posto de mais fraca do mundo

O Toman Iraniano, moeda local, desvalorizou brevemente para um recorde de baixa em relação ao dólar no mercado não oficial, após os ataques.

Após o Irã atacar Israel no maior ataque aéreo direto da história, a economia iraniana reagiu. Contudo, reagiu negativamente com a incerteza de uma guerra. Desse modo, a moeda que disputa o título de mais fraca do mundo, junto do Dong Vietnamita, retornou ao seu posto de campeã.

O Toman Iraniano, moeda local, desvalorizou brevemente para um recorde de baixa em relação ao dólar no mercado não oficial, após os ataques. No mercado aberto, a taxa de câmbio estava em 705.000 riais por dólar às 10h30 do horário local no domingo, segundo dados do site de monitoramento de câmbio estrangeiro Bonbast.

Entre na comunidade BLOCKTRENDS PRO com 15% OFF e receba +30 cursos, análises diárias, relatórios semanais, lives e mais.

O governo estabeleceu uma taxa de câmbio oficial de 42.000 riais por dólar em 2018. Esse desenvolvimento marcou a primeira instância de um ataque direto em Israel a partir do território iraniano, e agora Teerã corre o risco de enfrentar mais restrições comerciais e diplomáticas.

Desde 1979, a economia do Irã enfrenta um período prolongado de desvalorização monetária, iniciado com a Revolução Islâmica que instaurou um clima de incerteza e levou à retirada de muitos negócios estrangeiros do país. A situação se agravou com a Guerra Irã-Iraque e as sanções econômicas impostas devido ao programa nuclear iraniano. Assim, culminando em uma desvalorização de quase 400%.

Irã e o programa nuclear

Em 2015, o Irã aceitou assinar um acordo nuclear com potências mundiais como EUA, França, Reino Unido, China, Rússia e Alemanha. A ideia foi buscar uma redução das sanções e trazendo certa estabilidade para a moeda local.

Contudo, em 2018, os EUA acusaram o Irã de persistir com seu programa nuclear, o que levou à imposição de sanções mais severas. Assim, restringindo o acesso iraniano aos mercados internacionais de commodities.

Com a proibição de exportar petróleo, que compunha 69% da receita anual do país, o Irã viu um grande déficit em seu orçamento nacional. As indústrias petroquímica e metalúrgica também sofreram impactos significativos devido às sanções.

Em maio de 2020, uma inflação exacerbada levou a uma desvalorização adicional de 600% da moeda iraniana. Como medida para enfrentar essa crise, o governo iraniano optou por renomear o Rial para Toman, cortando quatro zeros de seu valor nominal, de modo que 10.000 Rials antigos passaram a valer 1 Toman.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas



Mt. Gox diz que vai pagar US$ 8 bilhões aos credores semana que vem Ancord e BlockTrends lançam primeira Certificação em Criptoativos do Mercado Financeiro e de Capitais Donald Trump Agora Possui US$ 30 Milhões em Memecoins DOG é listada na Bybit e atinge máxima histórica pelo segundo dia consecutivo DOG, memecoin no Bitcoin, atinge nova máxima histórica