Participe da
Comunidade Ícone Whatsapp
Notícias

Lara Resende começa campanha por MMT no Banco Central

Em artigo recente, um dos fundadores do Plano Real argumenta em favor de mudança na política monetária

Criada ainda no início do século 20, a Teoria Monetária Moderna se concentra na ideia de que o dinheiro é uma criação da lei. Cabe ao seu monopolista e dono, o Estado, fazer uso dele para prover empregos.

Seguindo essa linha, os impostos cobrados pelo governo passam a ser portanto apenas um meio de controlar a oferta de dinheiro na economia, e não mais a fonte de financiamento do governo (que se financia por meio de moeda).

Embarque em mais de 150 horas de conteúdo exclusivo sobre o universo das criptomoedas e blockchain na Plataforma BlockTrends.

Tal teoria ganhou novos adeptos ao longo da última década, como consequência da maneira como o FED, o Banco Central americano, lidou com a crise de 2008.

No Brasil, um dos seus maiores entusiastas e expoentes é André Lara Rezende, também um dos criadores do plano Real.

Por aqui, Lara Rezende tem escrito textos em tom crítico ao Banco Central, comandado por Roberto Campos Neto, onde argumenta que as taxas de juros tem sido ineficazes em controlar a inflação, mas levado a um aumento no endividamento público. 

Nesta semana, o economista escreveu um artigo onde defende mudanças na postura do Bacen.

Trata-se de algo comum, dada a indignação que a maior taxa de juros do mundo carrega.

Na lista dos maiores juros do planeta, outro país também seguiu por esse caminho. Na Turquia, o ditador Tayyip Erdoğan interveio no Banco Central, forçando o país a baixar juros para reduzir a inflação. 

Até o momento, a experiência turca tem sido um completo fracasso, com a Lira, moeda local, se desvalorizando frente ao dólar e a inflação atingindo 84% em 12 meses.

Se Lara Rezende conseguirá chegar ao Banco Central, cujo mandato do presidente se encerra ao final de 2023, é uma incógnita. Mas é certo que opiniões em torno da MMT devem se tornar comuns por aqui, graças a suas implicações políticas.

A ideia de que déficits públicos não são um problema, dada a capacidade do governo de se financiar por meio da impressão de moeda, é música para os ouvidos da política local.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com

Notícias relacionadas



Zicou? Faria Lima terá estátua em homenagem a Satoshi Nakamoto Pós-Halving, comprar um pão em Bitcoin custa R$660? Pela primeira vez em 15 anos, todos bilionários com menos de 30 anos são herdeiros. E isso é ótimo para o Bitcoin Alguém lembrou de 50 centavos em BTC guardados em 2010. Agora valem US$3,3 milhões Por que o Bitcoin está caindo tanto nesta sexta-feira (12)