A corretora descentralizada Jupiter (JUP), da Solana, anunciou um mecanismo de proteção contra ataques específicos na rede, o MEV. Conforme mencionado pelo fundador do protocolo, em tweet, a Jupiter lançou um sistema de defesa contra MEV bot (Maximal Extractable Value).
Os ataques MEV, são quando um robô MEV, que tem a função específica para isso, identifica a transação de um usuário antes dela receber validação na blockchain. Após identificar, e monitorar, essas atividades o robô consegue realizar operações de arbitragem, e até aproveitar-se da transação de um usuário comum.
“Hoje, estamos implementando mais uma novidade: Gorjetas via Pacotes Jito. Ao utilizar os Pacotes Jito, você poderá ocultar sua transação de robôs que buscam oportunidades de MEV. Portanto, minimizando suas perdas devido a ataques”, diz.
Como funciona a proteção contra MEV da Jupiter
Conforme a equipe, agora, tudo o que o usuário precisa fazer é selecionar a opção “Gorjeta Jito” na interface do usuário da Jupiter antes de realizar uma troca. Desse modo, a transação permanecerá oculta dos caçadores até que ocorra seu registro na Solana.
“Isso é possível porque o envio da transação será diretamente a um Validador Jito. Junto com uma gorjeta para ser validada diretamente em Solana, em vez de passar pelos RPCs públicos”, afirma.
Uma das grandes motivações para implementar o sistema, foi o alto volume de memecoins negociadas na rede. “Com a recente popularidade e replicação de memecoins, muitos usuários, especialmente os mais novos, acabam definindo uma alta taxa de deslizamento para efetuar suas transações”, afirma o fundador da Júpiter.
A corretora descentralizada perdeu bastante TVL (valor total travado) no último mês. Atualmente, o TVL de Jupiter está em US$ 308 milhões, segundo o DeFiLlama. Contudo, no começo de abril esse valor era de US$ 383 milhões. Apesar disso, o volume negociado segue firme, mesmo sendo sofrendo com a desvalorização de SOL, o token nativo de Solana.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com