A partir de 1º de setembro deste ano, a Rússia vai banir o Bitcoin de circular no país. A ideia do governo é permitir apenas ativos financeiros digitais emitidos sob jurisdição russa, possivelmente as CBDCs. As informações são conforme Anatoly Aksakov, presidente do Comitê de Mercado Financeiro da Duma Estatal, à estatal russa NSN.
Vale lembrar que a Rússia já anunciou planos para uma CBDC do grupo BRICS, do qual o Brasil faz parte. O grupo econômico afirma que tem interesse em uma moeda digital única para comércio interno entre eles, assim fugindo do dólar.
Além disso, também ganhou as manchetes das últimas semanas que um grupo de deputados liderado por Aksakov reintroduziu na câmara baixa do parlamento um projeto de lei para regular a atividade de mineração. Desse modo, já nesta proposta havia a ideia de proibir a circulação de Bitcoin na Rússia.
O documento prevê exceções apenas para mineradores de moedas digitais, pools de mineração e projetos experimentais do Banco Central sob um regime jurídico experimental. Aksakov enfatizou que a decisão já tomou a decisão.
Por fim, Artem Kiryanov, vice-presidente do Comitê de Política Econômica da Duma e chefe da União Russa de Contribuintes, já havia dado a sugestão de regulação onchain. “A regulação das criptomoedas deveria estar em um código digital. No qual seria claramente definido o aparato conceitual e a prática unificada de aplicação judicial”, disse.
$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas. Acesse ByBit.com